< Voltar à atuação

02 de abril de 2022

UCB participa da campanha #ExigindoNossoEspaço que incentiva jovens a revindicar por segurança no trânsito

 

Jovens de todo o mundo estão exigindo seu espaço na pauta global de segurança no trânsito em preparação para a Reunião de Alto Nível sobre Segurança Viária que acontecerá em junho de 2022. Hoje, a YOURS e sua Coalizão Global da Juventude, com o apoio da Fundação Total Energies, estão lançando uma nova campanha artística chamada #ClaimingOurSpace (#ExigindoNossoEspaço). Utilizando arte e criatividade, jovens artistas de 6 países vão captar as demandas de jovens em relação à segurança viária e produzirão 6 obras de arte. Esta atividade culminará em uma exposição artística liderada por jovens na sede das Nações Unidas em Nova York, onde a juventude pretende construir pontes com tomadores de decisão para trabalhar ativamente com eles.

Os sinistros de trânsito são a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que das 1,35 milhões de mortes relacionadas ao trânsito registradas anualmente em todo o mundo, os jovens de 15 a 29 anos representam mais de 300 mil deste total. A voz da juventude e suas demandas são muitas vezes ignoradas e não são consideradas quando o assunto é prevenir estas tragédias. Através desta nova campanha, jovens e artistas vão construir histórias concretas sobre porque os tomadores de decisão devem aproveitar o poder da juventude para a causa da segurança no trânsito.

A campanha #ClaimingOurSpace (#ExigindoNossoEspaço), na qual UCB e Fundação Thiago Gonzaga participam,  vai permitir que os jovens mostrem para autoridades locais e globais a energia, zelo, criatividade e soluções práticas e inovadoras que podem agregar ao desafio global da segurança viária. A campanha também vai enfatizar as razões pelas quais a juventude deve ser ativamente engajada em todos os estágios e níveis do processo de criação e tomada de decisão de políticas públicas na área de segurança no trânsito. Sem elas, uma geração de soluções será ignorada.

“Quando o assunto é segurança no trânsito, como jovens, nós agora somos oficialmente reconhecidos como principais atores pelo Plano Global da Década de Ação. O próximo passo é começar a ver esse reconhecimento na vida real, a nível de país e de cidade. Gostaria de ver jovens como eu participando desta campanha para mostrar aos tomadores de decisão que estamos prontos para somar forças. Eu convido você a nos ajudar a ecoar nossa mensagem!” – Sana’a Khasawneh, membro da Coalizão Global da Juventude pela Segurança no Trânsito.

A campanha artística vai promover a liderança da juventude e histórias que revelam como os jovens atuam para melhorar a segurança viária. A campanha também vai apresentar como a segurança no trânsito se conecta com outros desafios do desenvolvimento, como a mudança climática, saúde, educação, igualdade de gênero e cidades sustentáveis.

“Nós apoiamos projetos como o #ExigindoNossoEspaço (#ClaimingOurSpace), que focam na implementação de soluções concretas e possibilitam que os jovens se mobilizem, criem e se expressem através de ferramentas como as redes sociais. Ouvir os jovens e permitir que participem dos esforços em torno de melhorar a segurança viária é essencial para que eles possam ter um futuro com ruas mais seguras e ilustra a “força da solidariedade” que está tao presente nos nossos valores” – Bruno Courme, diretor da Fundaçao Corporativa Total Energies.

A campanha está focada em seis países: Argentina, Brasil, Índia, Jordânia, Nigéria e África do Sul. Nestes locais, a juventude vai apresentar suas demandas para autoridades locais e vai chamá-los a agir pela segurança no trânsito. Os jovens irão então inspirar artistas locais na criação de obras de arte relacionadas a este tópico. O resultado de suas criações será exposto durante a próxima Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Segurança Viária, que terá início no dia 30 de junho de 2022.

Nós estamos muito contentes que artistas locais de grande repercussão e influenciadores estão compartilhando seus talentos e habilidades, incluindo: Mauricio Leguizamón (cineasta – Argentina), Salve Samuca (dançarino – Brasil), Shweta Bhattad (performer – Índia), Noor Alawad (artista visual – Jordânia), Chidiebere Ibe (ilustrador – Nigéria), Ayanda Makayi (ator – África do Sul), Honeybellann Ndubuisi (cantora – Nigéria), entre outros.

A Lisa Russell, cineasta ganhadora do Emmy, curadora artística da ONU e Fundadora da Create2030 foi nomeada curadora para trabalhar com os artistas para impactar de forma criativa a Reunião de Alto Nível da ONU sobre Segurança Viária, que contará com a presença de Ministros e da comunidade global de segurança no trânsito.

“A economia criativa é uma força incrível de transformação para o desenvolvimento sustentável que inclui a segurança no trânsito. É uma honra ser parceira destas organizações e de seis artistas maravilhosos. Criamos uma residência artística e focaremos em uma narrativa poderosa através da arte em torno dos impactos e oportunidades que existem quando os jovens sentam-se à mesa e influenciam as políticas que os afetam” – Lisa Russell, Fundadora da Create2030 e curadora da campanha #ClaimingOurSpace (#ExigindoNossoEspaço).

Estamos convidando jovens líderes de todo o mundo para participarem e demandarem seu espaço. Para maiores detalhes, acesse www.claimingourspace.org/campaign.

A campanha #ClaimingOurSpace (#ExigindoNossoEspaço) acontecerá de março a julho de 2022, é apoiado pela Organizacao Mundial da Saude  e pelo Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Segurança viaria.