< Voltar à atuação

05 de julho de 2025

Mapeamento de Questões de Gênero no Contexto Institucional da União de Ciclistas do Brasil – UCB

O GT Gênero da UCB, surgiu em 2015 e tem como objetivo dialogar e fomentar tomadas de decisões que perpassam pelas questões de gênero ao pedalar nas cidades.

Historicamente, as violências de gênero acontecem em diferentes lugares, sejam eles espaços públicos, domésticos ou institucionais, e neste GT buscamos observar as interseccionalidades e quem usa a bicicleta, seja ela mulher, dissidência, comunidade LGBTQUIAPN+, Cicloviajantes e Cicloativistas.

Baseadas numa escuta ativa com suas associadas / associades, para acolhimento e subsídios de elaboração para espaços institucionais e públicos mais seguros, surgiu em 2024 no Bicicultura de Brasília a proposta de Mapeamento de Questões de Gênero no Contexto Institucional da UCB, aberta em junho de 2025 para coleta de informações e os resultados serão apresentados no Bicicultura deste ano, em Niterói.

Vale salientar, a pesquisa tem também, caráter instrutivo ao esclarecer pontos importantes sobre os tipos de violência e a maneira de denunciá-las, além de uma seção para conhecer a cidade da associada e sua percepção quanto à segurança pública e viária no território, entre outros quesitos relevantes, produzidos em colaboração por diversas cicloativistas integrantes do GT.

Em posse dessas informações, nós como UCB poderemos elaborar propostas, protocolos de segurança, ações formativas e etc (inclusive sugestões que as associadas poderão trazer, pois há espaço para isso na pesquisa).

Acrescentamos que essa primeira rodada do formulário é uma sondagem interna, para avaliação também da metodologia, mas irá resultar em dois desdobramentos: uma pesquisa pública, disparada nacionalmente e a criação (ou não) de formulário exclusivo da UCB sobre denúncias de violência de gênero.

Obs.: Esclarecemos que este mapeamento é voltado para mulheres e dissidentes, dessa forma, não esperamos respostas de homens cis – ou seja, homens que se identificam com o gênero biológico.

Clique AQUI para participar.