< Voltar à atuação

09 de janeiro de 2023

Nota de repúdio aos ataques contra a Democracia em Brasília

Nota de repúdio aos ataques contra a Democracia em Brasília

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, como uma organização da sociedade civil que defende e, no desenvolvimento de suas atividades, se baseia na democracia, condena os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF. Enquanto instituição representativa de um movimento social, não podemos deixar de manifestar nosso repúdio contra os ataques criminosos daqueles e daquelas que não aceitam o resultado da eleição livre e legítima e desejam derrubar um governo constitucionalmente estabelecido. 

A UCB nunca se posicionou em defesa de partidos políticos ou de governantes, nos baseamos na defesa da democracia, dos direitos humanos, da legalidade, moralidade e ética e representamos um grupo diverso. O direito à livre expressão e livre escolha de representantes e à participação política devem ser resguardados. Contudo, a liberdade de expressão e manifestação não podem justificar atos criminosos de violência contra a Democracia, as suas Instituições e ao patrimônio histórico do povo brasileiro.

A invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Superior Tribunal Federal são crimes contra o Estado Democrático de Direito (Art.359-L do Código Penal). Os crimes devem ser apurados e aqueles que cometeram infrações devem ser responsabilizados e punidos com o rigor da lei pelos órgãos competentes. 

Não retrocederemos, Democracia sempre!