< Voltar à atuação

12 de julho de 2021

Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto

Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam a 80km/h e ciclistas a 20 km/h”. Ainda satiriza falas de ciclistas que pontuam ter direito de estarem na via. Ficamos alarmados que uma pessoa pública estimule que um motorista possa vir a ferir ou matar um ciclista. Acreditamos na liberdade de expressão como princípio fundamental da democracia, mas é inadmissível a expressão de discursos que incentivem o ódio e a violência contra quem quer que seja.

As estatísticas de feridos e mortos no trânsito no Brasil é uma das piores no mundo. Durante a pandemia, mesmo com a redução do volume de veículos motorizados nas ruas das cidades, o número de mortes não reduziu, ou seja, o trânsito ficou ainda mais violento. Segundo dados do Data-SUS, em 2019 foram mais de 30 mil mortes, e em 2020 foram pagas mais de 33 mil indenizações por morte pela seguradora Líder, responsável pela operação do Seguro DPVAT. Estima-se que a cada morte, outras 70 lesões acontecem e outras 15 pessoas necessitam de hospitalização, decorrentes de sinistros de trânsito, segundo relatos da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

É importante ressaltar que a principal infração de trânsito no Brasil é o excesso de velocidade, sendo o fator de risco proeminente na causa das mortes. Precisamos reduzir as velocidades nas nossas cidades, criando ambientes favoráveis à vida. A UCB como organização que tem a  missão de promover políticas públicas para promoção da bicicleta enquanto meio de transporte, reconhece que as velocidades máximas praticadas nas cidades (acima de 50km/h) são um dos grandes motivos para a morte dos mais de 25 mil ciclistas* no Brasil (desde 1998 até o momento atual). 

Esperamos que este episódio lamentável, faça o comediante estar mais atento a discursos de ódio e violência, que as pessoas reflitam que não é legal (legal nos ambos sentidos da palavra: legalidade e ser bacana), estimular atos de criminalidade no trânsito, principalmente contra os mais frágeis (ciclistas). Além disso, seria importante e esclarecedor para a comunidade ciclística se o comediante Murilo Couto viesse a público fazer uma retratação sobre este vídeo, como forma de reparação caso suas intenções reais sejam de arrependimento por um roteiro descuidado e negligente.  

É preciso compreender o impacto negativo que as altas velocidades praticadas nos nossos perímetros urbanos têm em nosso dia-a-dia e sua apologia. Nos solidarizamos com as milhares de vítimas do trânsito e suas famílias.