< Voltar à atuação

01 de dezembro de 2023

Assembleia Geral Ordinária 2023

Na tarde da sexta-feira, 17/11/2023, foi realizada de forma híbrida a AGO (Assembleia Geral Ordinária) da UCB dentro do Bicicultura Floripa 2023, conforme publicado em edital de convocação neste site e enviado por email para as Associadas Atuantes,  Conselho Deliberativo e Associados Indivíduos.

A Assembleia começou às 13h45, em segunda chamada de acordo com os termos estatutários e com a quantidade de 12 associadas atuantes presentes, mas que perfizeram um total de 15 associadas no decorrer da reunião, sendo 12 presenciais e 03 online. Participaram:

  • Mobicidade – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – Porto Alegre / RS
  • Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu – Cicloiguaçu – Curitiba / PR
  • Associação Blumenauense Pró-Ciclovias – ABC – Blumenau / SC
  • Associação Civil Rodas da Paz – Brasília / DF
  • Mobicicleta – Ribeirão Preto / SP (online)
  • Coletivo Paráciclo – Belém / PA
  • Mobicidade Salvador – Salvador / BA
  • APTA – Amazônia pelo Transporte Ativo / AM (online)
  • Associação Bike Anjo – São Paulo / SP
  • Pedala Manaus – Manaus / AM (online)
  • Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis – Florianopólis / SC
  • Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo – Recife / PE
  • ABCSPC – Associação Brasileira de Ciclistas – Santos / SP
  • Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo / SP
  • ACERJ – Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro / RJ

A primeira parte foi a explicação de como funcionaria a Assembleia no formato online, após isso foi organizada a forrmação da mesa diretora, que foi coordenada pela Diretora Financeira – Ana Luiza Carboni e secretariada pela Diretora Presidenta – Ruth Costa, após esta definição a pauta foi seguida conforme o edital de convocação:

  • Aprovação das contas de 2022;
  • Apresentar e deliberar a obtenção de cartão de crédito da entidade vinculado ao SICOOB – Bancoob – Banco cooperativo do Brasil;
  • Apresentação e votação de proposta de alteração do Regimento Interno da UCB;
  • Apresentação e votação de proposta de alteração dos artigos 27, 63 e 69 do Estatuto da UCB;
  • Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2024-2025;
  • Outros assuntos de interesse da associação.

O relatório do Conselho Fiscal vigente foi apresentado, assim como o balancete contábil que foi deliberado positivamente pelas Associações Atuantes presentes.

O segundo ponto de pauta foi apresentado, discutido e também votado favoravelmente por todas as Associadas Atuantes.

O terceiro ponto de pauta –  apresentação e votação de proposta de alteração do Regimento Interno: foram debatidos e alterados os artigos 4º, 7º, 8º, 9º e a inclusão de novo artigo no Regimento Interno; as alterações dos demais artigos ficaram para a assembleia geral ordinária de 2024;

O quarto ponto de pauta:  Apresentação e votação de proposta de alteração dos Artigos 27, 63 e 69 do Estatuto: às 15h a Coordenadora realizou nova contagem de Associadas Instituições Atuantes e, com o resultado de 14 (quatorze) foram apresentadas as alterações do Estatuto, assim, abriu a discussão para a Assembleia Geral; como não houve questionamentos, a redação dos Artigos 27, 63 e 69 do Estatuto ficou: “Art. 27 – A convocação da Assembleia Geral será feita através de publicação no sítio eletrônico da UCB, bem como de envio de mensagem ao grupo de comunicação eletrônico dos associados da UCB, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias no caso de Assembleia presencial e de 5 (cinco) dias úteis no caso de Assembleia por videoconferência ou audioconferência.”; “Art. 63 – Cada Grupo de Trabalho será gerido por um Coordenador, ao qual compete: I. Coordenar as atividades e organizar a pauta do GT; II. Acolher e tramitar as propostas de ações e projetos no GT; III. Estimular a participação dos membros do GT em projetos e atividades; IV. Coordenar a integração do seu GT com os demais órgãos administrativos e com os projetos e atividades em desenvolvimento na UCB; V. Informar o GT Comunicação dos seus atos com interesse de divulgação; VI. Participar da elaboração e execução do planejamento estratégico da UCB; VII. Representar o GT no Conselho Deliberativo; VIII. Coordenar contratações e aquisições para o desenvolvimento de atividades; IX. Prestar relatório anual simplificado de atividades para os órgãos administrativos da UCB; X. Administrar o Grupo de Comunicação do GT; XI. Coordenar a eleição do Coordenador do GT.”; e “Art. 69 – A UCB não distribui entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva.”

Para eleição da Diretoria foi apresentada a chapa única formada por:

– Jô Pereira – Diretora Presidenta indicada pelo Ciclocidade (São Paulo – SP).
– Jaana Pinheiro – Diretora Administrativa indicada pela Bike Anjo (São Paulo – SP).
– Sheila Hempkemeyer indicada pela ABC Ciclovias (Florianópolis – SC).
Anteriormente, ao processo de apresentação da chapa houve a manifestação de alguns associados individuos, após isso houve a a apresentação da chapa e a eleição da Diretoria foi aprovada por unanimidade pelas Associadas Atuantes presentes, na sequência foi chamada a apresentação das pessoas candidatas ao Conselho Fiscal:
– Bárbara Barbosa indicada pela Ameciclo (Recife – PE).
– Tássia Furtado indicada pelo Mobicidade (Porto Alegre – RS).
– Renata Aragão indicada pela Rodas da Paz (Brasília – DF).

Também aprovada por unanimidade pelas presentes Associadas Atuantes.

Agradecemos a paticpação de todas, todes e todos que estiveram presentes e esperamos nos reencontrar presencialmente em Brasília-DF, no Bicicultura 2024.