< Voltar à atuação

08 de junho de 2016

Obrigada, Bicicultura 2016!

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, em nome de todas suas associadas e associados, agradece todo esforço, dedicação e carinho das pessoas e organizações que colaboraram na organização e realização do Bicicultura 2016.

Sabemos que um evento do porte do Bicicultura não se constrói da noite para o dia e nem sem muita disposição, dedicação e comprometimento das pessoas, organizações e movimentos envolvidos. Foram meses de preparação para realizar esta que foi a terceira e a maior edição do Bicicultura, uma grande celebração da bicicleta.

As aproximadamente 10 mil pessoas, de 18 estados brasileiros, que circularam pelo evento e participaram de alguma de suas 160 atividades, entre oficinas, painéis, eventos esportivos, bate papos, passeios de bicicleta, apresentação de trabalhos, feira, atividades infantis, empoderamento feminino, oficina mecânica, filmes, fotos, encontros, festas e cicloturismo, puderam vivenciar o imenso universo que envolve a bicicleta.

A diversidade e riqueza das atividades, sem dúvidas, fizeram o Bicicultura ficar marcado na mente, no corpo e na história de cada uma e cada um que passou pela Praça das Artes, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e Galeria Olido durante os quatro dias de evento.

A cidade de São Paulo, que vem se transformando e se redesenhando nos últimos anos para democratizar suas ruas e espaços públicos, recebeu o evento e seus participantes com um clima tranquilo, de braços e ruas abertas.

Para o cicloativismo brasileiro, o Bicicultura proporcionou um grande momento de trocas de experiências, aprendizado, conhecimentos e valorização do ser humano. Novas relações, companheirismo e amizades surgiram entre ativistas, artistas e amantes da bicicleta em geral. Certamente, inúmeras inspirações para novos projetos vieram às mentes e corações dos que participaram do Bicicultura.

O chamado de atividades, que recebeu propostas de todo o Brasil, foi essencial para ampliar a rede destes apaixonados por bicicleta que puderam se reunir em São Paulo.

Nesse contexto de festa, democracia e inclusão, a UCB só tem a agradecer, novamente, a todas as pessoas que voluntariamente fizeram com que tudo fosse possível. Que nos permitiram viver um sonho completamente real.

Em especial, agradecemos ao Instituto Aromeiazero, ao Instituto CicloBR e à Ciclocidade, que praticamente pausaram suas atividades nos meses que antecederam o evento para se dedicar a realização do Bicicultura, além de terem mobilizado uma grande rede de voluntários, voluntárias, apoiadoras e apoiadores, que merecem igualmente os agradecimentos da UCB.

Estendemos também nossos cumprimentos aos 135 apoiadores do financiamento coletivo, que quase dobraram a meta de R$ 35.000, atingindo R$ 59.300,00, proporcionando que a maioria das pessoas que apresentaram atividades tivessem a oportunidade de estar no Bicicultura, garantindo uma agenda múltipla de atividades e também a diversidade de pessoas de todo o Brasil.

Nosso muito obrigado também aos demais apoiadores que confiaram e contribuíram com a realização do Bicicultura: Aliança Bike, ARC, Banco Itaú, Bicicleta para Todos, Bike Anjo, Bike é Legal, Bloe, Brasil Bike Polo, Casa das Caldeiras, Ciclo ZN, Cidadeapé, CompartiBike, Courrieros, Dream BMX, Figura Web Filmes, Instituto Clima e Sociedade, ITDP Brasil, Kalf, Portal Mobilize, Prefeitura de São Paulo, Realbras, Shimano, Silvia e Nina, TC Urbes, Transporte Ativo, Urbana Bicicletas, Vá de Bike e Visual Sinalização e Construções.

Com certeza o cicloativismo brasileiro, a promoção da bicicleta nas nossas cidades e a União de Ciclistas do Brasil saíram fortalecidos do evento.

Desejamos e faremos o possível para que as próximas edições, em 2017, em Recife, e no Rio de Janeiro em 2018, sejam igualmente ricas e exitosas como o Bicicultura 2016!

2016-05-26.29 - Bicicultura SP (62b)

Foto oficial de encerramento