< Voltar à atuação

23 de junho de 2021

Nota Pública em Repúdio a campanha #99entrega

Imagens da campanha #99entrega disponível nas redes sociais

 

A bicicleta é uma ferramenta de transformação social que estimula e democratiza o acesso à cidade de forma saudável, sustentável e econômica, viabiliza emprego e renda para muitas pessoas, dentre outras possibilidades educativas e de bem estar.

Em um momento crucial da nossa atualidade, em que nosso país vive para além da crise sanitária do COVID 19, com mais de 490 mil mortes (até este momento), uma das maiores crises econômicas,  com mais de 14 milhões de desempregados¹, a bicicleta tem se comprovado como uma aliada da economia familiar.

No último dia 09 de junho, o aplicativo 99, responsável por serviços de mobilidade, pagamentos e entregas, lançou uma nova modalidade de serviço de entregas e, para a divulgação deste novo serviço, fez um vídeo publicitário bastante desrespeitoso e descabido associando pessoas que fazem entregas de bicicleta, com pessoas descuidadas e desatentas.

É visível no vídeo dois pontos abordados, o primeiro é o classismo e o segundo é o desconhecimento sobre ciclologística.

Sobre o primeiro ponto, é lamentável que as empresas e instituições ainda validem ou promovam situações classistas; historicamente, sabemos que na formação do nosso país, existe uma subvalorização do prestador de serviço em contraponto a um bem de consumo. Isto fica evidente na cena onde a entrega feita pelo ciclista é mostrada em toda a sua ação, retratando aquele prestador de serviço como despreparado para realizar o que se propõe. Na sequência temos uma imagem de uma encomenda de menor tamanho, sendo colocada no porta-malas de um carro, fica evidente a ênfase da valorização desta ação: “use o carro que é melhor”. Sobre o segundo ponto, é absolutamente incompreensível que uma empresa que oferece serviços de mobilidade, conheça tão pouco sobre o serviço de cicloentregas, mesmo sendo um dos serviços oferecidos pela própria empresa.

Um paradoxo e tanto, onde poderíamos considerar somente a questão das entregas, mas estamos falando de pessoas que dependem da bicicleta para garantir recursos financeiros às suas famílias de forma digna.


Fonte: Aliança Bike – Ciclologística, entregas de bike courrier pelo Brasil (2020)

Na pesquisa realizada pela Aliança Bike, no ano de 2019, sobre mapeamento da ciclologística e empresas no segmento de bike courrier temos as seguintes informações:

  • A média de entregas feita pelas empresas de bike courrier no Brasil são de 22 entregas/dia;
  • Somente na Região Metropolitana de São Paulo, 11,74 toneladas de
    CO²
    são evitadas de serem lançadas no ar desta cidade, oferecendo um ar mais respirável a toda população;
  • Grandes empresas tem interesse em investir cada vez mais em entregas sustentáveis (cicloentregas) de última milha;

Estes e outros resultados podem ser conferidos neste estudo no site da Aliança Bike.

Queremos lembrar do posicionamento oficial da 99 sobre o ocorrido, registrado em matéria no site “Vá de bike” : “o vídeo mostra uma situação em que uma pessoa comum – e não um entregador profissional – tenta, de forma independente, levar várias caixas de uma só vez, mostrando que esse tipo de ação não é segura”. Denota um discurso frágil e sem embasamento técnico algum. Devemos lembrar que muitas pessoas que desempenham esta função de cicloentregadores, são autônomas na sua empreitada diária, o que não é  algo que possa servir de dado para mensurar a capacidade das mesmas em exercer bem a sua função. Sobre a questão da seguridade da ação, temos mais uma vez uma frase de efeito colocada de forma que sugere que pedalar nas cidades não é recomendado ou perigoso. Caso isto fosse real, será que a legislação brasileira reconheceria a bicicleta como um veículo e a configuraria no seu Código de Trânsito Brasileiro?

Por fim e não menos importante reiteramos que os benefícios da bicicleta são muito mais agregadores, gerando poucas externalidades em contraposição ao carro, um veículo que só atende uma pequena parcela da população brasileira nos dias atuais e consegue gerar uma verdadeira epidemia no trânsito com suas vítimas fatais. 

Registramos nosso apoio e solidariedade a todas, todes e todos trabalhadores da bicicleta e repudiamos a 99 App na sua campanha que trata cicloentregadores de forma caricata, desrespeitosa e descuidada.