< Voltar à atuação

19 de dezembro de 2023

Canal Aberto – Nº 10 – Em Jequié (BA) estudantes criam dispositivo eletrônico de segurança para ciclistas #cicloolhar

 

Estudantes idealizadores do projeto, Profª Karla Pedroza, segura uma pochete ou bolsa de cintura, que é acoplada ao quadril do ciclista, dentro da bolsa é montado o dispositivo.

Estudantes da rede pública de educação do Colégio Estadual Paulo Freire, de Jequié, no interior baiano, desenvolveram um dispositivo de segurança para ciclistas. Embasados pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) Art. 201, que descreve, “deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa”.

Orientados pela ciclista e professora mestra em física, Karla Pedroza Oliveira, os estudantes do 1° ano do ensino médio, Arthur Vieira, Daniel Aguiar Oliveira e Maria Eduarda de Araújo, desenvolveram um dispositivo eletrônico anexado a uma pochete ou bolsa de cintura, que é acoplada ao quadril do ciclista, produzindo vibrações sempre que um veículo desrespeitar a distância lateral recomendada pelo CTB.

Segundo os estudantes, “o dispositivo pode contribuir para evitar acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, além de promover confiança e segurança para aqueles que desejam pedalar e são desencorajados pelos perigos do trânsito e falta de estruturas ciclísticas”.

Protoboard do dispositivo apresentado pelos estudantes, uma placa de ensaio que serve como um protótipo de um aparelho eletrônico, com uma matriz de contatos que possibilita construir circuitos de teste sem que haja necessidade de solda.

O projeto foi selecionado na fase territorial para participar da etapa final da 11° FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia) promovida pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que será realizada de 11 a 15 de dezembro, em Salvador, capital baiana. A feira visa promover a popularização da ciência por meio da apresentação dos projetos de investigação científica desenvolvidos por estudantes e professores.

Karla ressaltou que pretende juntamente com os estudantes, realizar na 11° FECIBA, uma homenagem em memória dos quatros ciclistas que foram atropelados e mortos este ano em Jequié. “Uma das vítimas, Ilma Cristina, esmagada por um caminhão caçamba, em janeiro de 2023, quando pedalava na Avenida César Borges, era funcionária pública e trabalhava no colégio onde leciono, Ilma morreu na avenida onde está localizado o nosso colégio”, evidenciou a professora.

Jequié possui mais de 150 mil habitantes, conforme o último censo do IBGE, conta com apenas 6 km de ciclofaixa, é considerada a cidade mais violenta do Brasil, segundo o levantamento do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

Recentemente (23/11) o presidente Lula, sancionou a (Lei n° 14.729) o texto amplia a participação popular nos processos de implantação de infraestruturas para circulação de bicicletas e exige planejamento dos municípios para ampliar o perímetro urbano, além de incentivar o ciclismo nas cidades.

Este ano o Movimento Ciclo-Olhar, em alusão (10/12) ao dia internacional da (Declaração Universal dos Direitos Humanos), data refletida pelo movimento há quatro anos, com a realização de concursos culturais de foto(grafias) optou por homenagear na sua 5° edição, a iniciativa estimulada pela professora Karla, concedendo-lhe uma singela homenagem, com entrega de uma plaquinha e camisa do movimento,

“Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”. Art. 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contudo, ainda há uma longa pedalada para que a ciência e a cultura da bicicleta sejam usufruídas plenamente com segurança e como um direito para todos/as.

Dado Galvão é ciclista, documentarista, idealizador do Movimento @cicloolhar

Ciclista e professora mestra em física, Karla Pedroza Oliveira, recebeu camisa e plaquinha do Movimento @cicloolhar pela pedalada concreta de educ(ação) em alusão ao dia Internacional dos Direitos Humanos, refletido pelo movimento desde 2019.