< Voltar à atuação

19 de setembro de 2021

Canal Aberto N° 05

Voluntariado e bicicleta: uma ótima combinação

Por Martina Buazar

 

O dia do voluntário é celebrado todo dia 28 de agosto e é uma data que dá luz a importância do trabalho não remunerado a diferentes causas, ou seja, são diferentes formas de atuação, de trabalho, e que, geralmente, são realizados em organizações não governamentais. 

 

Segundo dados do IBGE, em 2019 o trabalho voluntário estava em queda em relação aos anos anteriores, mas a Pandemia do COVID-19 mobilizou milhares de pessoas e recursos (dinheiro, doação de equipamentos etc) para ações que vão desde equipar hospitais até o combate à fome. 

 

Mas o que faz as pessoas se engajarem em alguma causa a ponto de querer trabalhar de forma voluntária? 

 

Geralmente o que mais mobiliza pessoas é a paixão pela causa, pela vontade de impactar pessoas e mudar minimamente o cenário que estão inseridas. As possibilidades de trabalho voluntário são infinitas, que vão desde ações diretas com o público, até mesmo trabalhos indiretos, de bastidores de organizações. 

 

A bicicleta é uma ferramenta super mobilizadora de pessoas e seguindo a lógica dos demais trabalhos voluntários, é possível atuar em diferentes projetos, em diferentes temas que a bicicleta está inserida, por exemplo: é possível atuar em temas amplos como segurança viária, na tentativa de mudar o cenário das cidades por meio de legislação e incidência política. É possível também atuar de forma lúdica ensinando pessoas a pedalar, estimulando crianças, adultos e idosos a utilizarem a bicicleta como meio de transporte e de interação. 

 

Luciana Souza de São Paulo relata a sua motivação de ser voluntária da rede Bike Anjo e o que fez querer se engajar na causa: 

 

“Sempre tive vontade de ajudar as pessoas de alguma forma mas não sabia como e onde. Como sou apaixonada por bicicleta imaginei que me voluntariando no Bike Anjo poderia encontrar o local que buscava para ajudar alguém. Em agosto de 2015 fiz a formação de Anjo na Praça Vegana em SP e amei aprender a ensinar a pedalar. Encontrei naquele dia a minha forma de ajudar. Realizar o sonho de uma pessoa a andar de bicicleta me faz um bem danado, e acho que fico mais feliz do que a pessoa que aprendeu. Para mim, o voluntariado é contribuir para uma sociedade melhor em que acredito. Fazer as pessoas felizes é o que me move.”

 

Além desses temas, a bicicleta também tem a capacidade de dialogar com temas estruturais da sociedade, como o racismo, gênero, mudanças climáticas etc. A bicicleta acaba sendo uma ferramenta de apontamento de problemas socioambientais mas  também ferramenta de solução, e talvez por isso é crescente a quantidade de pessoas interessadas em fazer parte de organizações que utilizam a bicicleta como ferramenta de transformação. 

 

Ana Carboni comenta sobre o acolhimento no grupo de mulheres e seu amor pelo voluntariado desde cedo: 

 

“Faço trabalho voluntário desde criança. Meus pais sempre fizeram. Quando voltei a morar no Brasil, voltei a usar a bicicleta como principal meio de locomoção, passando a me engajar nos movimentos pró bike. Conheci a rede Bike Anjo com a EBA e me apaixonei!

Agora, o grupo mais fantástico é o das Bike Anjas. Um espaço seguro para compartilhar, dar e receber afeto.

Engajar e mobilizar mulheres para o uso da bicicleta faz com que nossas cidades sejam melhores”

 

Mas vale lembrar que o trabalho voluntário tem que ser tão sério quanto qualquer outro trabalho, é equívoco acreditar que a atuação em uma organização não governamental de forma pontual não deva ser realizada com a mesma dedicação que um trabalho remunerado. Dessa forma, antes de buscar uma causa para atuar, é importante estabelecer atividades que você possa participar de forma dedicada e responsável. Ter uma relação saudável com as partes (organização e voluntário)  faz com o que o trabalho seja mais prazeroso e com resultados que muitas vezes não são contabilizados numericamente.

Foto: Leandro Bugni (retirada do Instagram Bike Anjo)

Se esse texto te deu vontade de atuar de forma voluntária, busque a organização que vai de acordo com o seu perfil. Abaixo algumas possibilidade de atuação com a bicicleta:

  • Bike Anjo : plataforma que conecta voluntários a pessoas que queiram aprender a pedalar pela primeira vez e muito mais.
  • UCB : é uma organização da sociedade civil que congrega Associações de Ciclistas, ciclistas e outras entidades e pessoas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte,  nas regiões urbanas e rurais, assim como mobilidade sustentável.
  • Corrida Amiga : busca aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, com atividades de sensibilização lúdico-educacionais, desenvolvimento de projetos, pesquisas e manuais — voltados às crianças, universitários, idosos e pessoas com deficiência.
  • Atados: Atados tem o objetivo de mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade, através de diferentes formas de atuação. Possui uma plataforma que conecta pessoas a organizações que precisam de voluntários nas mais diferentes causas e formas de atuação.