02 de novembro de 2021
UCB assina carta para líderes governamentais que será entregue na COP26, com objetivo de ampliar o uso da bicicleta para zerar emissões de carbono.
Carta aos governos na COP26:
Os líderes mundiais devem se comprometer com o aumento do uso da bicicleta para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas climáticas globais de forma rápida e eficaz. O mundo precisa de muito mais pessoas pedalando, se quisermos combater as mudanças climáticas. Sem uma ação mais rápida e determinada por parte dos governos em todo o mundo para reduzir as emissões de carbono no transporte, estaremos condenando as gerações presentes e futuras a um mundo que é mais hostil e muito menos habitável. É por isso que nós, as 180 organizações abaixo assinadas, apelamos veementemente a todos os governos e líderes presentes na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) em Glasgow para se comprometerem a aumentar significativamente o número de pessoas que pedalam em seus países.
Os governos podem fazer isso construindo uma infraestrutura para bicicletas de alta qualidade, integrando a bicicleta ao transporte público, melhorando a segurança no trânsito e implementando políticas que incentivem as pessoas e as empresas a substituir as viagens de automóvel por viagens de bicicleta e outros modos, como caminhada e transporte público. Promover e permitir a mobilidade ativa deve ser a pedra angular das estratégias globais, nacionais e locais para atingir as metas de carbono zero. Em todo o mundo, o transporte é responsável por 24% das emissões diretas de CO² provenientes da queima de combustível. Os veículos rodoviários são responsáveis por quase três quartos das emissões de CO² dos transportes, e esses números não estão diminuindo. Além dos níveis insustentáveis de emissões de CO² que estão arruinando o clima da Terra, esses veículos estão poluindo nosso ar em uma escala sem precedentes, matando cerca de sete milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.
O relatório especial “Aquecimento Global de 1,5° C” do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), identificou a bicicleta como um caminho para garantir um mundo seguro e sustentável para todos, agora e no futuro. O uso da bicicleta produz emissões zero e o ciclismo oferece impactos socioeconômicos positivos de longo alcance, além de redução da poluição.
Pedalar representa uma das maiores esperanças da humanidade por uma mudança em direção a um futuro com carbono zero. Uma nova pesquisa mostra que as emissões de CO² do ciclo de vida caem 14% por viagem adicional de bicicleta e 62% por cada viagem evitada de carro. Fazer a transição do carro para a bicicleta economiza 150g de CO² por quilômetro. As bicicletas e-cargo reduzem as emissões de carbono em 90% em comparação com as vans a diesel. Nas cidades, trocar o carro pela caminhada e andar de bicicleta, mesmo que seja apenas um dia por semana, pode reduzir sua pegada de carbono em cerca de meia tonelada de CO² ao longo de um ano. Construir sinergias com outros modos, como transporte público, pode aumentar criticamente esse potencial.
Nosso mundo está pegando fogo. Devemos alavancar urgentemente as soluções que a bicicleta oferece, ampliando radicalmente seu uso. O que precisamos agora é que os governos se comprometam política e financeiramente com um ciclismo mais seguro e integrado que seja justo para todos que vivem em nossos países, cidades e regiões. Instamos todos os governos e líderes na COP26 a:
Declarar compromissos para aumentar significativamente o uso da bicicleta em cada país. Isso pode ser feito da seguinte forma:
- Promover a bicicleta em todas as suas formas, incluindo o cicloturismo, o ciclismo esportivo, o compartilhamento de bicicletas, o deslocamento para o trabalho ou a escola e para se exercitar;
- Reconhecer a bicicleta como uma solução climática, estabelecendo uma ligação clara entre o aumento das viagens de bicicleta, a diminuição das viagens de carro particular e a redução das emissões de CO²;
- Criação e financiamento de estratégias nacionais para o uso da bicicleta e coleta de dados sobre o ciclismo para saber onde melhorias na infraestrutura e no uso podem ser feitas;
- Concentrar investimentos na construção de infraestrutura cicloviária segura e de alta qualidade e em incentivos para comunidades historicamente marginalizadas no uso da bicicleta;
- Fornecer incentivos diretos para que pessoas e empresas mudem de automóveis para bicicletas incentivando mais viagens diárias;
- Construir sinergias com o transporte público e promover soluções de mobilidade combinada para um ecossistema multimodal capaz de cobrir todas as necessidades do usuário sem depender de transporte individual motorizado;
Comprometer-se coletivamente em alcançar uma meta global de aumento do uso da bicicleta. Ampliar o ciclismo em diversos países não será suficiente para reduzir as emissões globais de CO². Todos os países devem contribuir e esses esforços devem ser monitorados pela ONU.
Não há maneira concebível de os governos reduzirem as emissões de CO² com rapidez suficiente para evitar o pior da crise climática sem a transição modal, implementando o uso da bicicleta. O ciclismo é uma das melhores soluções que já temos para garantir que nosso planeta seja habitável para todas as gerações que virão.
Assinam esta carta, as 63 organizações abaixo:
- ECF – European Cyclists Federation
- ITDP Global
- People for bikes
- UCI – Union Cyclists International
- UITP – International Asociation of Public Transport
- WCA – World Cycling Alliance
- 2030 – Sekretariatet
- 40 Bike
- A Contramano – Asamblea Ciclista de Sevilla
- ABC – Pró ciclovias
- ABIMOTA
- ACIPE
- ACIPER
- ACTIF – TRAFIC
- ADFC – Allgemeiner Deustcher Fahrrad-Club
- Agartala Cycloholics Foundation (ACF)
- ALDOSK – Alanya Doga Sporlari Kulubu
- Aliança Bike
- AMBE
- Ameciclo
- ANP – Associação Natural Portugal em parceria WWF
- Aromeiazero
- BEN Namíbia
- Better Ealing Streets
- BiciklO
- Bicicklo.me
- Bicitekas
- Bicinãn
- Bicivilizados
- Bicycle Association
- Bicycle Network Australia
- Bicycle Nova Scotia
- Bicycling Emporewment Network Namibia
- Bike Commute US@
- Bike is Best
- Bike to Work – Indonesia
- Bike Walk Alameda
- BUGEP –
- BYCS
- BYCS / India Foundation
- CAN – Cycling Action Network
- Center Za
- CCN – Clubul de Cicloturism “Napoca”
- Ciclaveiro
- Ciclocidade
- Ciclocomitê Paulista
- Cicloda
- Changing Cities
- Chesterfield Cycle Campaign
- Choisir Le Vélo
- Czech Cyclists Federation
- Cities for Cycling
- Clean Cities
- ConBici
- CONEBI
- Coop Africa
- Coop Belgium
- Coop Kenya
- Coop Uganda
- Cycle Competence Austria
- CycleTransEurope
- Cycle Wellington
- Cycling Embassy of Botswana
- Cycling Embassy of Denmark
- Cycling for Health
- Cycling Scotland
- Cycling UK
- Cyclist.ie
- Cyclists of Tirana
- Cycling Industries Europe
- Cycling without age
- Cyclox
- Cykellframjandet
- Cyklokoalicia
- Danish Cyclists’ Federation
- Dundee Cycling Forum
- Dutch Cycling Embassy
- Envercevko
- ECLF – European Cyclists Logistics Federation
- FIAB – Federazione Italiana Ambiente e Bicicletta
- Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
- FUB – Fedération Française des Usarges de la Bicyclette
- Romanian Cyclists’ Federation
- Fietsersbond Belgium
- Fietsersbond Netherlands
- Finnish Cyclists’ Federation
- Royal Moroccan Cycling Federation
- Formosa Lohas Cycling Association
- GRACQ – Les Cyclistes Quotidien
- Green Revolution Asociatia
- Go Bike – Strathclyde Cycle Campaign
- Hellenic Urban Cycling Federation
- Hungarian Cyclists’ Club
- International Mountain Bycicling Association Europe
- Latvian Cyclists Union
- Lithuanian Cyclists’ Community
- Landssamtök hjólreiðamanna
- MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
- NCU – Asociation Ciclistas Urbanos
- POLIS
- PRO VELO – Switzerland
- Radlobby
- Royal Spanish Cycling Federation
- Sindikat Biciklista – Croatia Cyclists Union
- Sustrans
- Syklistforeningen – Norwegian Cyclist’ Association
- Svensk Cykling – Swedish Cycling
- Svenska Cykelstader – Swedish Cycling Cities
- Transporte Ativo
- Tum Bisiklet Dernekleri Federasyonu
- UCB – Brazilian Cyclists’ Union
- Velo & Territoires
- Vélo – Canadá Bikes
- Vélo Mondial
- World Bycicle Relief
Para ler a carta na íntegra em inglês, clique AQUI.
Caso sua organização deseje assinar a carta, envie um email com o nome completo da organização e seu logotipo em formato PNG para Froso Christofides, ECF’s Members & Networks Manager no endereço: f.christofides@ecf.com .