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02 de novembro de 2021

UCB assina carta para líderes governamentais que será entregue na COP26, com objetivo de ampliar o uso da bicicleta para zerar emissões de carbono.

Carta aos governos na COP26:

Os líderes mundiais devem se comprometer com o aumento do uso da bicicleta para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas climáticas globais de forma rápida e eficaz. O mundo precisa de muito mais pessoas pedalando, se quisermos combater as mudanças climáticas. Sem uma ação mais rápida e determinada por parte dos governos em todo o mundo para reduzir as emissões de carbono no transporte, estaremos condenando as gerações presentes e futuras a um mundo que é mais hostil e muito menos habitável. É por isso que nós, as 180 organizações abaixo assinadas, apelamos veementemente a todos os governos e líderes presentes na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) em Glasgow para se comprometerem a aumentar significativamente o número de pessoas que pedalam em seus países.

Os governos podem fazer isso construindo uma infraestrutura para bicicletas de alta qualidade, integrando a bicicleta ao transporte público, melhorando a segurança no trânsito e implementando políticas que incentivem as pessoas e as empresas a substituir as viagens de automóvel por viagens de bicicleta e outros modos, como caminhada e transporte público. Promover e permitir a mobilidade ativa deve ser a pedra angular das estratégias globais, nacionais e locais para atingir as metas de carbono zero. Em todo o mundo, o transporte é responsável por 24% das emissões diretas de CO² provenientes da queima de combustível. Os veículos rodoviários são responsáveis ​​por quase três quartos das emissões de CO² dos transportes, e esses números não estão diminuindo. Além dos níveis insustentáveis ​​de emissões de CO² que estão arruinando o clima da Terra, esses veículos estão poluindo nosso ar em uma escala sem precedentes, matando cerca de sete milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

O relatório especial “Aquecimento Global de 1,5° C” do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), identificou a bicicleta como um caminho para garantir um mundo seguro e sustentável para todos, agora e no futuro. O uso da bicicleta produz emissões zero e o ciclismo oferece impactos socioeconômicos positivos de longo alcance, além de redução da poluição.

Pedalar representa uma das maiores esperanças da humanidade por uma mudança em direção a um futuro com carbono zero. Uma nova pesquisa mostra que as emissões de CO² do ciclo de vida caem 14% por viagem adicional de bicicleta e 62% por cada viagem evitada de carro. Fazer a transição do carro para a bicicleta economiza 150g de CO² por quilômetro. As bicicletas e-cargo reduzem as emissões de carbono em 90% em comparação com as vans a diesel. Nas cidades, trocar o carro pela caminhada e andar de bicicleta, mesmo que seja apenas um dia por semana, pode reduzir sua pegada de carbono em cerca de meia tonelada de CO² ao longo de um ano. Construir sinergias com outros modos, como transporte público, pode aumentar criticamente esse potencial.

Nosso mundo está pegando fogo. Devemos alavancar urgentemente as soluções que a bicicleta oferece, ampliando radicalmente seu uso. O que precisamos agora é que os governos se comprometam política e financeiramente com um ciclismo mais seguro e integrado que seja justo para todos que vivem em nossos países, cidades e regiões. Instamos todos os governos e líderes na COP26 a:

Declarar compromissos para aumentar significativamente o uso da bicicleta em cada país. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Promover a bicicleta em todas as suas formas, incluindo o cicloturismo, o ciclismo esportivo, o compartilhamento de bicicletas, o deslocamento para o trabalho ou a escola e para se exercitar;
  • Reconhecer a bicicleta como uma solução climática, estabelecendo uma ligação clara entre o aumento das viagens de bicicleta, a diminuição das viagens de carro particular e a redução das emissões de CO²;
  • Criação e financiamento de estratégias nacionais para o uso da bicicleta e coleta de dados sobre o ciclismo para saber onde melhorias na infraestrutura e no uso podem ser feitas;
  • Concentrar investimentos na construção de infraestrutura cicloviária segura e de alta qualidade e em incentivos para comunidades historicamente marginalizadas no uso da bicicleta;
  • Fornecer incentivos diretos para que pessoas e empresas mudem de automóveis para bicicletas incentivando mais viagens diárias;
  • Construir sinergias com o transporte público e promover soluções de mobilidade combinada para um ecossistema multimodal capaz de cobrir todas as necessidades do usuário sem depender de transporte individual motorizado;

Comprometer-se coletivamente em alcançar uma meta global de aumento do uso da bicicleta. Ampliar o ciclismo em diversos países não será suficiente para reduzir as emissões globais de CO². Todos os países devem contribuir e esses esforços devem ser monitorados pela ONU.

Não há maneira concebível de os governos reduzirem as emissões de CO² com rapidez suficiente para evitar o pior da crise climática sem a transição modal, implementando o uso da bicicleta. O ciclismo é uma das melhores soluções que já temos para garantir que nosso planeta seja habitável para todas as gerações que virão.

Assinam esta carta, as 63 organizações abaixo:

  • ECF – European Cyclists Federation
  • ITDP Global
  • People for bikes
  • UCI – Union Cyclists International
  • UITP – International Asociation of Public Transport
  • WCA – World Cycling Alliance
  • 2030 – Sekretariatet
  • 40 Bike
  • A Contramano – Asamblea Ciclista de Sevilla
  • ABC – Pró ciclovias
  • ABIMOTA
  • ACIPE
  • ACIPER
  • ACTIF – TRAFIC
  • ADFC – Allgemeiner Deustcher Fahrrad-Club
  • Agartala Cycloholics Foundation (ACF)
  • ALDOSK – Alanya Doga Sporlari Kulubu
  • Aliança Bike
  • AMBE
  • Ameciclo
  • ANP – Associação Natural Portugal em parceria WWF
  • Aromeiazero
  • BEN Namíbia
  • Better Ealing Streets
  • BiciklO
  • Bicicklo.me
  • Bicitekas
  • Bicinãn
  • Bicivilizados
  • Bicycle Association
  • Bicycle Network Australia
  • Bicycle Nova Scotia
  • Bicycling Emporewment Network Namibia
  • Bike Commute US@
  • Bike is Best
  • Bike to Work – Indonesia
  • Bike Walk Alameda
  • BUGEP –
  • BYCS
  • BYCS / India Foundation
  • CAN – Cycling Action Network
  • Center Za
  • CCN – Clubul de Cicloturism “Napoca”
  • Ciclaveiro
  • Ciclocidade
  • Ciclocomitê  Paulista
  • Cicloda
  • Changing Cities
  • Chesterfield Cycle Campaign
  • Choisir Le Vélo
  • Czech Cyclists Federation
  • Cities for Cycling
  • Clean Cities
  • ConBici
  • CONEBI
  • Coop Africa
  • Coop Belgium
  • Coop Kenya
  • Coop Uganda
  • Cycle Competence Austria
  • CycleTransEurope
  • Cycle Wellington
  • Cycling Embassy of Botswana
  • Cycling Embassy of Denmark
  • Cycling for Health
  • Cycling Scotland
  • Cycling UK
  • Cyclist.ie
  • Cyclists of Tirana
  • Cycling Industries Europe
  • Cycling without age
  • Cyclox
  • Cykellframjandet
  • Cyklokoalicia
  • Danish Cyclists’ Federation
  • Dundee Cycling Forum
  • Dutch Cycling Embassy
  • Envercevko
  • ECLF – European Cyclists Logistics Federation
  • FIAB – Federazione Italiana Ambiente e Bicicletta
  • Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
  • FUB – Fedération Française des Usarges de la Bicyclette
  • Romanian Cyclists’ Federation
  • Fietsersbond Belgium
  • Fietsersbond Netherlands
  • Finnish Cyclists’ Federation
  • Royal Moroccan Cycling Federation
  • Formosa Lohas Cycling Association
  • GRACQ – Les Cyclistes Quotidien
  • Green Revolution Asociatia
  • Go Bike – Strathclyde Cycle Campaign
  • Hellenic Urban Cycling Federation
  • Hungarian Cyclists’ Club
  • International Mountain Bycicling Association Europe
  • Latvian Cyclists Union
  • Lithuanian Cyclists’ Community
  • Landssamtök hjólreiðamanna
  • MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
  • NCU – Asociation Ciclistas Urbanos
  • POLIS
  • PRO VELO – Switzerland
  • Radlobby
  • Royal Spanish Cycling Federation
  • Sindikat Biciklista – Croatia Cyclists Union
  • Sustrans
  • Syklistforeningen – Norwegian Cyclist’ Association
  • Svensk Cykling – Swedish Cycling
  • Svenska Cykelstader – Swedish Cycling Cities
  • Transporte Ativo
  • Tum Bisiklet Dernekleri Federasyonu
  • UCB – Brazilian Cyclists’ Union
  • Velo & Territoires
  • Vélo – Canadá Bikes
  • Vélo Mondial
  • World Bycicle Relief

Para ler a carta na íntegra em inglês, clique AQUI.

Caso sua organização deseje assinar a carta, envie um email com o nome completo da organização e seu logotipo em formato PNG para Froso Christofides, ECF’s Members & Networks Manager no endereço: f.christofides@ecf.com .