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16 de maio de 2023

Ruas Vivas – Ano III – Mais vida, menos pressa

A União de Ciclistas do Brasil estará realizando no período de 16 a 28 de maio de 2023, a campanha de comunicação: Ruas Vivas – Ano III – Mais vida, menos pressa.

objetivo desta campanha é incentivar a sensibilização para a segurança viária focada na mobilidade ativa. Que este ano traz o tema: o excesso de velocidade como principal fator de risco no trânsito brasileiro e o slogan: Mais vida, menos pressa.

Histórico: no final de 2020, foi criada internamente na UCB, a comissão de Segurança Viária com participação aberta para qualquer tipo de associado / associação, diante das reuniões feitas, foi apontado como um dos eixos a ser desdobrado neste espaço, o eixo da comunicação; trabalhando temas sensíveis relacionados à segurança viáriainformando cada vez mais a opinião pública sobre este assunto de fundamental importância. Realizamos ao longo destes 02 anos desta campanha, um contraponto sem culpabilizar as vítimas da mobilidade ativa e explicando os diferentes pontos necessários para consolidação da exposição do tema: normatização, infraestrutura, fiscalização e comportamento.

Estruturamos a campanha e convidamos organizações de pedestres e transporte coletivo (Cidadeape, Como Anda, Corrida Amiga e IDEC) para apoiarem a campanha pelo terceiro ano.

Em 2021, os sinistros de trânsito no Brasil geraram 33.813 mortes, um aumento de 1.097 óbitos em comparação com os dados de 2020. Entre 2011 e 2021, 416.614 pessoas perderam suas vidas em decorrência da violência do trânsito. Esses dados têm como base os números de mortalidade no trânsito disponibilizados pelo DataSUS. Estima-se que entre 2007 e 2018, o Brasil teve um custo de 1,5 trilhão de reais em decorrência violência do trânsito, e que, atualmente, os sinistros de trânsito custam R$50 bilhões por ano para a sociedade brasileira.

Com o objetivo de refletir e agir para mudar esse cenário, a campanha será feita por meio de postagens nas nossas redes sociais e nas dos parceiros, trazendo informações sobre os riscos de dirigir em alta velocidade, além da realização do webinar “Excesso de velocidade: como mudar este comportamento habitual e danoso no trânsito?” com as participações das pessoas convidadas:

Alessandra Almeida  – ObMob Salvador

Dante Rosado – Vital Strategies

Flavio Soares – Ciclocidade

Glaucia Pereira – Multiplicidade Mobilidade

A transmissão ocorrerá no dia 24/05 (quarta), às 19h, no Youtube, pelo link: https://bit.ly/ruasvivas3

 

*Fatores de risco*

Fatores de risco no trânsito são condições que aumentam a probabilidade de sinistros de trânsito ocorrerem. Podem estar relacionadas ao comportamento do condutor do veículo, o estado do veículo e as condições da via, como: excesso de velocidade, uso de drogas e álcool, não utilização de cinto de segurança ou de capacetes para motociclistas, utilização de celular ao volante, sono e cansaço. 

“O desrespeito aos limites de velocidades é a principal infração de trânsito cometida hoje no Brasil, mesmo com esses limites já sendo muito altos”, ressalta Ruth Costa. Segundo ela, existe um comportamento sistêmico estimulado pela cultura da velocidade e de uma rotina diária acelerada. Para lidar com o problema, existem alguma soluções, como: o redesenho das vias (com a criação de rotatórias, lombadas, chicanas, alargamentos de calçadas, etc.), readequação do limite das vias, monitoramento e fiscalização das vias e campanhas educativas.

Dentre essas possibilidades, a UCB, por meio do projeto Vias Seguras, tem dedicado grandes esforços para alterar a legislação federal e readequar os limites de velocidade permitidos nas cidades brasileiras. “Até julho, esperamos apresentar o projeto de lei nesse sentido. Também estamos pleiteando uma audiência pública no Congresso Nacional para pautar a readequação de velocidades”, salienta Ruth Costa.

Já é sabido que as velocidades baixas protegem as pessoas, pois aumentam a visibilidade de obstáculos e o tempo de resposta para frenagem.  Para cada 1% de aumento na velocidade, há um aumento de 4% nos sinistros fatais. Devido a essa cultura acelerada, há uma resistência da sociedade para a redução de velocidades nas vias. Entretanto, o deslocamento em  baixas velocidades aumenta a fluidez do trânsito. “Isso porque a demanda de frenagem é menor. Assim, ocorrem menos interrupções no fluxo de veículos, tornando o trânsito mais constante e fluido”, conclui Ana Carboni – Coordenadora Geral do Projeto Vias Seguras e Diretora Financeira da UCB.

Post 1 – O que são fatores de risco no trânsito

Post 2 – Webinar Ruas Vivas – Excesso de Velocidade – como mudar este comportamento habitual e danoso no trânsito?

Post3 – Você sabia? Que o redesenho das vias pode combater o excesso de velocidades?

Post 4 – Você sabia? Que velocidades baixas protegem pessoas?

Post 5 – Você sabia? Que o excesso de velocidade é a infração mais cometida no país?

Post 6 – Fato ou boato? Baixas velocidades comprometem a fluidez no trânsito?

Post 7 – Fato ou boato? Baixas velocidades aumentam o campo de visão?

Post 8 – Fato ou boato? Baixas velocidades comprometem a fluidez no trânsito II?