Eduardo Jorge assinou a Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística
- Clique aqui para baixar a Carta assinada
- Assista reportagem do Jornal Nacional
- Assista vídeo do Bike é Legal
- Leia notícia da Agência Brasil
- Leia notícia do portal UOL
- Leia notícia do portal Band
Neste sábado, às 14h, Eduardo Jorge se reuniu com ciclistas em São Paulo na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, para assinar a Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística, elaborada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), pela qual se compromete a conceder prioridade, nas políticas públicas relativas à mobilidade urbana, aos modos não motorizados, ao transporte coletivo e à integração entre eles, favorecendo a humanização do espaço público e a democratização do acesso à cidade.
Promover a redução do número de mortos e feridos no trânsito, criar rubrica específica no Orçamento Geral da União para custeio e investimentos em mobilidade ciclística e criar programa visando desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta são também itens da Carta, dentre muitos outros. O documento será apresentado a todos os candidatos a presidente.
“A bicicleta desde o início esteve contemplada em nosso Programa. É fundamental investir em outros modos de transporte além dos motorizados. É preciso promover uma cultura de paz que proporcione a convivência entre os diferentes meios de transporte em nossa cidade. Criar estrutura para que isso aconteça, promover ações educativas, qualificar técnicos, linhas de financiamento, infraestrutura, enfim”, define Eduardo Jorge.
Eduardo Jorge foi o primeiro candidato a presidente a assinar a Carta. Os itens não são novidade para Jorge, que começou a usar a bicicleta como meio de transporte quando foi Secretário do Verde e do Meio Ambiente na cidade de São Paulo. A primeira ciclovia com finalidade de uso da bicicleta para transporte, com 12km, foi implantada por ele na Radial Leste em 2010, ligando as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
“É preciso pensar a mobilidade para todos, não só para os motorizados. Calçadas de boa qualidade para os pedestres, ciclovias e educação no trânsito. A bicicleta é o veículo campeão em limpeza e eficiência”, afirma Jorge. “Ela precisa ser incentivada dentro de um quadro de mobilidade amplo, que inclui incentivo ao transporte público, conexão entre os diferentes modais de transporte e combustíveis mais limpos”.
Após a assinatura da Carta, Jorge participou de uma pedalada, promovida pela UCB, pela Ciclocidade e outras entidades, partindo da Avenida Paulista rumo ao centro de São Paulo,
Informações:
- Texto: baseado na Assessoria de Imprensa do candidato Eduardo Jorge
- Fotos: Ivson Miranda – Ver álbum completo em http://goo.gl/CXMGEK
.