< Voltar à atuação

13 de janeiro de 2026

Diretoria e Conselho Fiscal da UCB eleitos para o biênio 2026-2027

Na Assembleia Geral Ordinária da UCB realizada em 06 de Setembro de 2025 durante o 12º Bicicultura e 2º Bikefest em Niterói, Rio de Janeiro, conforme publicado em edital de convocação neste site e enviado por email para as Associadas Atuantes e Conselho Deliberativo, foi realizada a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2026-2027.

Diretoria e Conselho Fiscal eleitos para o biênio 2026-2027

Conheça a Diretoria:

Vivian Garelli

Vivian Garelli – Diretora Presidenta indicada pela ACERJ (Niterói/RJ)

Antropóloga e pesquisadora especializada em mobilidade urbana pela bicicleta, gênero, educação e meio ambiente. Cicloativista na cidade de Niterói Há mais de 10 anos, integrante da Bike Anjo Niterói, ACERJ, Minas na Pixxta e Massa Crítica RJ.

Trabalha atualmente como coordenadora de projetos de educação no trânsito no Polo Cicloviário Arariboia (2025) e é ativamente integrante de projetos de educação em escolas, pedais com mulheres, audiências públicas sobre mobilidade e demais parcerias com a ACERJ (também integrante), Projeto Social Pedalar, Voz dos Entregadores, Pedal Sonoro e demais iniciativas da sociedade civil organizada, além de diálogo com o poder público e universidades.

Na área de pesquisa já atuou em projetos de ciclomobilidade como a Consulta Pública da PMUS em Niterói (2019); Integra o livro de Estudos de Mobilidade por Bicicleta 3 do CEBRAP (2018); Relatório de Impacto de Gênero no Estudo de Viabilidade de Implantação de um VLT na cidade de Niterói – RJ (2020); Pesquisa de Melhores Práticas de Bicicletários no Rio de Janeiro- Ciclocidade (2020).

Possui uma trajetória de experiência em organizações da sociedade civil, como integrante da equipe institucional da Rede Bike Anjo como mobilizadora (2020-2022) e como Administradora Financeira (2022-2024). Integrou a organização do evento 100 Gurias 100medo na cidade do Rio de Janeiro (2018) e é atual integrante da comissão organizadora do 12º Bicicultura.

 

Ricardo Neres Machado

Ricardo Neres Machado – Diretor Administrativo indicado pela Ciclocidade (São Paulo/SP)

Homem preto, criado na periferia da cidade de São Paulo, é formado em Ciências Econômicas,pós-graduado em Mobilidade e Cidades Contemporâneas e em 2026 será mestrando em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) pela EACH-USP.

Foi Diretor Geral da Ciclocidade – Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo – nas gestões 2022-2023 e 2024-2025 e atualmente é, Coordenador de Projetos no projeto de incidência do PL das Velocidades Seguras (PL 2789/23), iniciativa que busca reduzir o número de mortes no trânsito em todo o país. Também foi Conselheiro Regional Sudeste da UCB (União de Ciclistas do Brasil), na gestão 2024-2025, é associado da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, e integra a coordenação do AfroMob, grupo de pessoas negras com atuações diversas dentro da mobilidade urbana e que busca organizar um Fórum Nacional de Mobilidade Negra.

É um dos fundadores da iniciativa Giro Preto, que promove, além de pedais quinzenais exclusivos para pessoas negras, enfrentamento e debates sobre mobilidade urbana, direito à cidade, racismo climático e precarização do trabalho pela ótica dos corpos negros, que têm nessas pautas, marcadores de segregação racial, utilizando a bicicleta como ferramenta de luta e reflexão. Foi ciclista entregador autônomo por 5 anos, até dezembro de 2024, experiência que fortaleceu sua atuação crítica sobre a precarização do trabalho. A partir de suas vivências e estudos, contribui com debates, reflexões e projetos sobre mobilidade urbana, segurança viária, equidade racial e o direito à cidade.

 

Jaana Pinheiro

Jaana Pinheiro – Diretora Financeira indicada pela Bike Anjo (São Luís/MA)

Mulher nordestina, natural de São Luís, apaixonada pela Ilha do Amor e Jamaica Brasileira, como é conhecida a capital do Maranhão, e também por pedalar, sou uma cidadã ativa nas agendas de equidade de gênero, participação cidadã e política e mobilidade por bicicleta.

Encontrei uma comunidade através da bicicleta, meu meio de transporte, lazer e também de ativismo, há 8 anos, em coletivos e redes como, Bike Anjo São Luís, Pedal das Minas (2018-2023) e União de Ciclistas do Brasil – UCB. 

Integrante e voluntária da rede Bike Anjo desde 2018, já atuei na Articulação Local de pessoas voluntárias em São Luís, no Conselho Pedivela e nos GTs Bike Anjas e Comunicação.

Na UCB, sou associada desde 2021, colaboro com o GT Gênero, participei da realização local das campanhas Bicicleta para Futuros Possíveis (2020) e Mobilidade Sustentável nas Eleições (2022) e fui Diretora Administrativa na Gestão 2024-2025, junto à Jô Pereira (Diretora Presidenta) e sheila hempkemeyer (Diretora Financeira).

Sou Designer, Especialista em Gestão da Inovação Social pelo Amani Institute e Guerreiras Sem Armas pelo Instituto Elos, com experiências de trabalho no terceiro setor e poder público no âmbito da juventude, economia criativa e inovação e, desde 2008, empreendo a Facilita Ação, uma iniciativa cuja missão é descomplicar a ação de de grupos, comunidades e organizações por meio do design social e facilitação gráfica.

Na minha trajetória no cicloativismo participei da articulação de projetos e campanhas de incidência política e de promoção da bicicleta a partir da perspectiva de gênero e antirracista, eles destaco: 

2018 – Concepção do Projeto de Pesquisa Rumbora Se Amostrar – Edital Fundo Casa Socioambiental (Parceria Pedal das Minas São Luís e Coletivo Reocupa)

2019-2021 – Concepção e gestão do Projeto Mermã, bora pedalar! – Edital Itaú | BikEducação (Pedal das Minas São Luís com apoio da Bike Anjo São Luís)

2020-2022 – Co-criação e produção da “Toda Terça Tem Pedal”, pedalada educativa de prática no trânsito voltada para mulheres (Pedal das Minas São Luís)

2020-2021 – Co-realização local da Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, promovida nacionalmente pela UCB

2021 – Co-realização local do projeto Bike Anjas Multiplicadoras – Formação virtual de Bike Anjas para mulheres (Rede Bike Anjo – GT Bike Anjas e articulações locais)

2021-2023 – Co-realização local da Escola Bike Anjo e Campanha De Bike Ao Trabalho da rede Bike Anjo (Bike Anjo São Luís)

2021-2022 Concepção e gestão do Projeto Caminhos das Pretas – Edital Cidades Amazônicas | Fundo DEMA (Parceria Pedal das Minas São Luís e Coletivo Mulheres Negras da Periferia)

2022 Co-realização local da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, promovida nacionalmente pela UCB

2023 Concepção e co-coordenação do Projeto Pelo Direito de Pedalar – #6 Fundo Local Bike Anjo | Fundo Elas+ (Bike Anjo São Luís)

2023 Concepção e realização do Projeto Cidade em Movimento pela Floresta na Formação Ativismos da Rua e da Floresta do Programa de Mobilização, Organização e Engajamento do Movimento Amazônia Passa Aqui e Instituto Clima e Mobilidade.

2025 – Co-realização da Frente de Ação Pedalando por Justiça Climática, Equidade e um Futuro Sustentável Possível da UCB, Espaço Cultural Ruth Costa e Coletivo ParáCiclo durante 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém/PA.

2025 – Colaboração no Mapeamento de Questões de Gênero no Contexto Institucional da UCB realizado pelo GT Gênero da UCB (em andamento).

 

Em campanha, a chapa eleita para a Diretoria do biênio 2026-2027 apresentou as seguintes propostas:

APRESENTAÇÃO

Nossa chapa une a experiência da gestão anterior e  novas pessoas integrantes, com finalidade de  renovar ideias a partir das suas trajetórias locais com atuação reconhecida em suas instituições e no cicloativismo nacional. A união das nossas expertises em pesquisa, incidência política, mobilização, diálogo com parceiros de diferentes setores: público e privado é pautada pela diversidade de corpos e saberes para o incentivo ao uso da bicicleta de forma transversal pelo ativismo, esporte, educação, cultura, saúde, economia, meio ambiente e turismo.

EIXO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Conhecer melhor as entidades associadas, divulgar os projetos e pessoas envolvidas na instituição UCB: apresentando sua história, recepcionando novas pessoas e construir uma melhor articulação interna ; Buscar novas formas de captação de recursos como projetos incentivados, compensação ambiental para a contratação de infraestrutura necessária, como de uma empresa de contabilidade;

EIXO INCIDÊNCIA POLÍTICA 

Fortalecer as instituições associadas à UCB para realizar incidência política no âmbito local e também das campanhas e projetos da UCB, como o Mobilidade Sustentável nas Eleições e ENABICI, promovendo a troca de experiências e viabilizando vagas e oportunidades da bicicleta, além de promover/divulgar cursos de formação de cicloativismo e capacitações específicas ligadas ao planejamento urbano e a mobilidade urbana pela bicicleta.

EIXO CULTURA DA BICICLETA 

Apoiar os eventos e projetos, sobretudo em datas como o dia 19 de Agosto como o Dia das Pessoas Ciclistas como o dia Nacional de Luta; Fortalecer o diálogo entre setores diferentes interessados em desenvolver uma cooperação em prol da bicicleta.

 

 

Conheça o Conselho Fiscal:

Fernando Rosembaum

Fernando Rosenbaum, indicado pela CicloIguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Curitiba/PR)

Fernando Rosenbaum, atualmente coordena a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, promotor de ações do coletivo ponto de Cultura ARTE BICICLETA MOBILIDADE. Gesta junto com Patricia Valverde, o empreendimento de impacto social BICICLETARIA CULTURAL, faz parte recentemente do conselho fiscal da União de Ciclistas do Brasil. Todas essas iniciativas são reconhecidas nacionalmente através do Selo Bicicleta Brasil.

 

 

 

 

Jessé Felix

Jessé Felix, indicado pela ABC – Associação Brasileira de Ciclismo (Santos/SP)

A trajetória de Jessé Felix teve início em 2006, a partir do enfrentamento de uma realidade crítica em São Vicente (SP), marcada pela perda de 94 ciclistas. Nesse contexto, destacou-se como liderança na criação da primeira associação de ciclistas do município, ampliando posteriormente sua atuação para toda a Baixada Santista. Seu trabalho tem como foco a promoção da segurança viária, do respeito aos ciclistas e da preservação de vidas. Em âmbito estadual, atua como diretor de cicloturismo da Federação Paulista de Ciclismo, com ações que alcançam centenas de municípios paulistas, fomentando o cicloturismo e a infraestrutura cicloviária.

 

 

Joyce Ibiapina

Joyce Ibiapina, indicada pela Associação Civil Rodas da Paz (Brasília/DF)

Natural de Brasília, é ciclista e utiliza a bicicleta como meio de transporte há mais de 10 anos. Possui formação em Relações Internacionais e Gestão de Projetos, atuando no terceiro setor em pautas de desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Na mobilidade urbana, atua como voluntária na Associação Civil Rodas da Paz desde 2017, onde foi Coordenadora Administrativa por dois mandatos. É associada à União de Ciclistas do Brasil (UCB), tendo exercido dois mandatos como Conselheira Regional pelo Centro-Oeste. Também integrou a rede Bike Anjo, atuando como gestora institucional, e participa do Conselho de Transporte Público do Distrito Federal.

 

 

E neste início de 2026, serão realizadas eleições para o Conselho Regional e Coordenadores de Grupo de Trabalho da UCB para completar a formação do Conselho Deliberativo da UCB para o biênio 2026-2027, órgão administrativo composto por membros da Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho Regional e Coordenadores dos Grupos de Trabalho e que compete a tomada de decisão sobre a realização de atividades e projetos, estratégias de captação de recursos, solicitação e concessão de apoios, participação em eventos, expedição ou subscrição de notas públicas e manifestações similares, entre outras competências especificadas no Capítulo IV, Seção III do Estatuto da UCB (colocar link).

O Conselho Regional é um órgão administrativo da UCB que compete a representação da UCB e de seus associados em eventos e acompanhar ações locais. Saiba mais no Capítulo IV, Seção IV do Estatuto da UCB (colocar link).

Os Grupos de Trabalho são órgãos executivos permanentes ou transitórios aos quais competem a realização de atividades para a consecução dos objetivos da UCB e 

prestar suporte ou realizar atividades especiais a critério dos órgãos administrativos da UCB. Saiba mais no Capítulo IV, Seção VII do Estatuto da UCB (colocar link).

É Associado Indivíduo da UCB e quer somar com nossas ações e projetos nos próximos 2 anos? Acompanhe nossas redes sociais que em breve iremos divulgar mais informações!