Dia Mundial da Bicicleta – 2023
🚲🌳𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗕𝗶𝗰𝗶𝗰𝗹𝗲𝘁𝗮 – 𝗣𝗲𝗱𝗮𝗹𝗮𝗿 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗯𝗮𝘁𝗲𝗿 𝗮 𝗰𝗿𝗶𝘀𝗲 𝗰𝗹𝗶𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮? 🌎☔☀
Neste dia 03 de junho, viemos dialogar sobre a perspectiva da bicicleta como uma ferramenta de combate a crise climática.
Num breve histórico, esta data surgiu em 2018 por uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para promover a bicicleta por ser um meio de transporte, economicamente viável, de mecânica e aprendizados simples, não poluente, que estimula o bem-estar dos seus usuários.
Diante dos riscos climáticos agravados cada vez mais e desencadeando eventos climáticos de grandes proporções (secas, inundações, deslizamentos) afetando um grande número de pessoas, sendo que quem mais sofre são os mais vulneráveis (pessoas periféricas, negras e pobres).
Logo, políticas climáticas devem ter diretrizes globais [tais como: as ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), agenda 2030, dentre outros], mas precisam abranger a dimensão local visando impactos e soluções locais também.
Tendo esta perspectiva sabemos que a bicicleta pode estar relacionada às 17 ODS dentro do contexto brasileiro, conforme o texto elaborado pela UCB, que pode ser conferido AQUI. Além disso, diante do episódio da Pandemia Covid-19 houve um aumento do número de usuários de bicicletas nas cidades brasileiras, conforme este texto da CAU / RJ, que pode ser visto AQUI , mas não podemos ter a ilusão de que esta ampliação foi exclusivamente por conta de um processo para se proteger do coronavírus ou por bem-estar, para muitas pessoas foi a possibilidade de economizar o valor da tarifa do transporte público (mobilidade ativa compulsória) ou uma forma de trabalho, por conta da entrega do APP, perante o desemprego que assolou a época pandêmica.
Quando pensamos pela perspectiva da emissão de gases de efeito estufa (GEE), a mobilidade ativa por bicicleta por dia evita toneladas de CO² serem lançadas no ar das cidades brasileiras, sendo que um dos principais poluidores do ar nas cidades brasileiras são os veículos automotores a combustível fóssil, além do GEE, temos material particulado que é emitido em conjunto, a famosa fuligem e o ruído. A bicicleta é um veículo silencioso e neste aspecto também sai na frente.
Complementamos que a sociedade civil organizada em prol da bicicleta, desenvolve boas práticas, estudos e iniciativas para que o poder público se sinta cada vez mais estimulado a investir nesta ferramenta com possibilidade de transformação das cidades brasileiras em espaços mais democráticos e com justiça climática.