Conheça o RAMC – Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas!
A UCB lançou o RAMC – Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas!
É sabido que a produção, coleta, sistematização e divulgação de dados relativos ao uso da bicicleta é um instrumento importante para a contribuir para o fomento deste modo de transporte. Em várias cidades pelo mundo, tem-se bases de dados sólidas, alimentadas regularmente e com séries históricas suficientemente confiáveis sobre a política ciclomobilidade. Acreditando que esse é um bom caminho a ser seguido, a UCB, através de um dos seus GTs, criou o RAMC.
Com a construção e alimentação deste ranking que tem abrangência nacional, esperamos sermos capazes de iniciar uma consolidação sobre algo que, de fato, ninguém sabe: como estão as administrações públicas no que tange à promoção do uso da bicicleta pelo país?
O grande o objetivo do RAMC é ter, anualmente, uma avaliação sobre as gestões municipais Brasil afora no que diz respeito a, inicialmente, 21 indicadores criados e/ou criados pela UCB no que diz respeito às ações voltadas para a promoção do uso da bicicleta e mais a frota e a população da cidade. Esses indicadores possuem pesos distintos e estão divididos em cinco áreas [Infraestrutura, Recursos Humanos, Planejamento, Promoção e Informação].
Boa parte dos indicadores contidos no RAMC foi criada a partir da análise, cruzamento e sistematização de vários dados municipais relativos à ciclomobilidade, cada qual com seu peso.
O projeto será executado de forma colaborativa, ou seja, conta com ciclistas e interessados na bicicleta como modo de transporte para alimentar a base de dados e dar mais relevância ao índice final, que será consolidado quando tivermos os dados de, pelo menos, uma cidade por estado.
Participe da execução do RAMC e saiba mais detalhes acessando o sítio eletrônico do RAMC aqui na página da UCB: https://uniaodeciclistas.org.br/atuacao/ramc/. Com a sua colaboração, faremos com que cidadãos, ciclistas ou não, tenham mais conhecimento acerca do comprometimento das gestões públicas no que tange à política pública da mobilidade urbana por bicicletas.
Texto adaptado de cidadesincomum.com.