Projeto apoia o ciclismo nos Planos Municipais de Mobilidade Urbana
Em meados de abril, encerra-se o atual prazo para os municípios apresentarem ao Governo Federal seus Planos de Mobilidade Urbana e, assim, terem acesso a recursos federais ligados à mobilidade urbana.
Eles serão capazes disso? Podemos afirmar que, majoritariamente, não. A falta de recursos humanos e material são um grande entrave, sobretudo para pequenas e médias cidades.
Como estão as bicicletas na construção e revisão dos planos? Sabemos que elas são pouco ou nada incluídas, na maior parte dos casos, mas queremos ir além.
Com o objetivo de incluir as bicicletas no maior número de cidades possível, a UCB, o Bike Anjo e a Transporte Ativo estão preparando o projeto “A bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana” visando capacitar, estimular e auxiliar sociedade civil e os gestores públicos nesse processo.
As cidades que estão elaborando o iniciarão ainda neste ano a elaboração dos seus Planos de Mobilidade Urbana podem ser incluídas no projeto.
Como o projeto será desenvolvido?
- Oficinas de capacitação online para todos os interessados;
- Distribuição de um “Guia de Referência para Inclusão da Bicicleta nos Planos de Mobilidade” para todos os interessados;
- Assessoria online para 10 cidades selecionadas;
- Assessoria presencial para 2 cidades selecionadas;
- Suporte financeiro para associações de ciclistas (ou coletivos similares) de 10 cidades melhorarem sua capacidade de atuação (em estudo de viabilidade).
Como inscrever sua cidade?
As associações de ciclistas ou grupos de pessoas interessadas deverão escrever até o dia 29/03 para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com informando:
- Que possui interesse em participar do projeto;
- Nome da cidade, estado e população;
- Se existe entidade formal ou apenas coletivo de pessoas, e a quantidade de pessoas envolvidas;
- Estado atual do PMU: se recém iniciado, na metade do processo, sendo finalizado ou previsão de início;
- Outras informações que julgar pertinentes;
- Nome completo, telefones e e-mail.
A coordenação do projeto avaliará os interessados e, se necessário, entrará em contato para obter demais informações.
As entidades coordenadoras esperam que o projeto contribua para a inclusão da bicicleta nas cidades brasileiras e instiga a divulgação desta proposta.
.