Nota Pública: Bicicleta no Pós Coronavírus
A União dos Ciclistas do Brasil se manifesta publicamente através do documento abaixo às organizações do Governo Federal para adoção de políticas de incentivo à mobilidade por bicicleta no pós Pandemia.
Diante desse cenário de inseguranças e crises, inclusive na mobilidade urbana, é importante relembrar aos gestores públicos sobre a relevância cada vez maior de investir em mobilidade ativa devido à série de benefícios agregados e reconhecidos mundialmente.
As políticas públicas para ciclomobilidade apresentadas nas diferentes cidades pelo mundo estão sendo variadas e apontam para três eixos principais:
- Implementações ou ampliações de infraestrutura cicloviária;
- Financiamento público para subsídio de manutenção e ou aquisição do veículo bicicleta;
- Ampliação de medidas de governança para maior incentivo ao uso da bicicleta.
Medidas de estímulo ao uso do modo ativo favorecem o controle das emissões de GEEs (Gases do Efeito Estufa), poluição do ar e sonora das cidades, proporcionando à população melhores condições de saúde.
A atual pandemia deixa claro que ações urgentes são necessárias para mudar a vida nas cidades e a mobilidade urbana sustentável tem muito a contribuir.
Confira AQUI na íntegra a nota pública.
Mais de 55 organizações já aderiram à Nota Pública! Sua organização, instituição ou coletivo também pode se juntar a nós preenchendo este FORMULÁRIO.