< Voltar à atuação

16 de abril de 2021

COMUNICADO: Biciculturas 2021, 2022 e 2023

O Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, realizado anualmente pela UCB – União de Ciclistas do Brasil e por suas instituições associadas desde 2008, é um evento marcante para a comunidade cicloativista do Brasil. Clique aqui para acessar o histórico e resultados de todos os eventos.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a programação do Bicicultura foi bastante afetada, tendo sido adiada e adaptada mais de uma vez.

Em 2020 o Bicicultura estava programado para ser realizado presencialmente em Belém/PA pelo Coletivo ParáCiclo, mas, devido à impossibilidade sanitária, foi realizado de forma online em caráter de pré-Bicicultura – veja aqui toda a programação e resultados.

Todos/as tínhamos a expectativa de realizar o Bicicultura presencialmente em 2021, entretanto as evidências científicas nos demonstram que isso também não será possível.

Por isto a UCB, após entendimento com as Comissões Organizadoras dos Biciculturas já definidos e sob aprovação do seu Conselho Deliberativo, decidiu e torna público as seguintes alterações:

  • Em 2021 o Bicicultura será realizado no segundo semestre, novamente de forma online, sob organização da UCB. O processo de organização está em fase inicial e a data ainda não está definida.
  • Em 2022, se a pandemia assim o permitir, o Bicicultura será realizado presencialmente em Belém/PA pelo Coletivo ParáCiclo. A data ainda não está definida.
  • Em 2023, igualmente a depender da pandemia, o Bicicultura será realizado presencialmente em Florianópolis/SC pela Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis. A data também não está definida.

Para manter-se atualizado sobre a programação do evento, visite a página do Bicicultura no sítio da UCB.

A UCB continua atenta à situação da pandemia e mantém a recomendação, expressa na sua campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, de que mantenhamos os cuidados sanitários cientificamente recomendados pelos organismos de saúde pública mundiais.

A UCB renova seu compromisso de, neste contexto, e baseada em seus princípios democráticos, continuar atuando em favor da bicicleta como modo de mobilidade.

E a UCB, certamente falando por todos e todas associados e associadas, manifesta seu desejo de poder proporcionar o mais breve possível encontros presenciais para a celebração da vida e da cultura da bicicleta.

Brasil, 15 de abril de 2021.

UCB – União de Ciclistas do Brasil