Assembleia Geral Ordinária da UCB – 2025
Em 06 de Setembro de 2025 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da UCB dentro do 12º Bicicultura e 2º Bikefest em Niterói, Rio de Janeiro, conforme publicado em edital de convocação neste site e enviado por email para as Associadas Atuantes e Conselho Deliberativo.

Assembleia Geral Ordinária 2025 – Fotos por Doug Lefort @cicloativismo
A Assembleia começou às 17h45, em terceira chamada, de acordo com os termos estatutários e com a quantidade de 15 associadas atuantes presentes. Participaram:
- Mobicidade Salvador, Salvador/BA;
- Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, Recife/PE;
- BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, Belo Horizonte/MG;
- Associação Bike Anjo, São Paulo/SP;
- Associação Civil Rodas da Paz, Brasília/DF;
- Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, São Paulo/SP;
- Instituto Aromeiazero, São Paulo/SP;
- ACERJ – Associação de Ciclistas do Rio de Janeiro, Niterói/RJ;
- Associação Blumenauense Pró-ciclovias – ABC, Blumenau/SC;
- Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza – Ciclovida, Fortaleza/CE;
- Coletivo ParáCiclo, Belém/PA;
- Associação Brasileira dos Usuários de Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana – Transporte Ativo, Rio de Janeiro/RJ;
- Coletivo Bici nos Planos MS, Campo Grande e Dourados/MS;
- Associação Brasileira de Ciclistas – ABC, Santos/SP;
- Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu – Cicloiguaçu, Curitiba/PR.
Em seguida foi aprovada a composição da mesa da Assembleia Geral Ordinária: Josivete Pereira da Silva (Diretora Presidenta da UCB) como Coordenadora da Assembleia Geral e Sheila Hempkemeyer (Diretora Financeira da UCB) como Secretária da Assembleia Geral.
A AGO prosseguiu com a aprovação da ordem do dia, que teve a proposta da associada indivíduo Vivian Garelli de inclusão da comunicação sobre Pesquisa de Mapeamento Nacional do GT Gênero aprovada e incluída antes da Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal. Seguindo a seguinte ordem:
1) Aprovação das contas de 2024;
2) Referendar a exclusão de Associadas Instituições Atuantes inativas;
3) Votação de proposta de alteração do Regimento Interno;
4) Votação de proposta de alteração dos seguintes artigos do Estatuto: Artigo 28, alterar inciso VIII; Artigo 36, retirar item XVII; alterar a redação do Artigo 79; e demais artigos a serem sugeridos (caso houver);
5) Comunicação sobre Pesquisa de Mapeamento Nacional do GT Gênero;
6) Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2026-2027;
7) Outros assuntos de interesse da associação.
A Coordenadora da AGO, Jô Pereira, explicou que foi alcançado quórum de 1/3 das Associadas Instituições Atuantes para votação das alterações do Estatuto e Regimento da UCB, conforme art. 28º, § 2º do Estatuto desta instituição.
A Secretária e Diretora Financeira da UCB, Sheila Hempkemeyer, informou que a prestação de contas e o Balanço de 2024 foram aprovados pelas Conselheiras Fiscais, Tássia Dias Furtado e Renata Ribeiro Aragão, não tendo recebido resposta da conselheira fiscal Barbara de Vasconcelos Barbosa, informou ainda que os documentos contábeis e Balanço Financeiro e relatórios da auditoria contábil foram enviados para o Conselho Deliberativo, que se manifestou pela aprovação, bem como para as Associadas Instituições Atuantes, que compõem a Assembleia Geral, para conhecimento com antecedência e aprovação na presente reunião; informou ainda que a UCB passou por auditoria contábil. Em seguida, foi apresentado, de forma simplificada, o Balanço Financeiro de 2024, que foi homologado sem ressalvas por unanimidade pelas associadas atuantes presentes.
O 2º ponto, referendar a exclusão de Associadas Instituições Atuantes inativas, foi conduzido pela Diretora Administrativa da UCB, Jaana Pinheiro, que apresentou relatório do levantamento realizado entre outubro de 2024 e julho de 2025 em resposta à demanda levantada na Assembleia Geral Ordinária de 2024. O relatório sugere a exclusão das 18 (dezoito) Associações Instituições Atuantes Inativas e/ou Irregulares, além de propor 3 (três) casos de mudança de modalidade de associada de Atuantes para Apoiadoras e 2 (dois) casos a avaliar. Após apresentação ressaltou que a deliberação sobre a exclusão e demais casos compete ao Conselho Deliberativo e que na próxima Assembleia Geral Ordinária a pauta será apresentada novamente para referendo desta Assembleia.
No 3º ponto – votação de proposta de alteração do Regimento Interno – foram debatidos e alterados os artigos 1º, 10º, 11º, 12º, 17°, 18º, 22º e a inclusão de 3 (três) novos artigos no Regimento Interno.
E no 4º ponto – votação de proposta de alteração dos seguintes artigos do Estatuto – foram debatidos e alterados os artigos 28º, alteração do texto do inciso VIII, 36º, exclusão do item XVII e 79°, cuja nova redação ficou:
Art. 28º – Compete à Assembleia Geral:
(…)
- Aprovar o Regimento Interno; e
(…)
Art. 36º – Compete ao Conselho Deliberativo:
I.Aprovar representantes da UCB em eventos e reuniões em caso de impedimento da Diretoria;
II.Aprovar convênios, parcerias, concessão de apoios e captação de recursos de patrocínios institucionais e de editais;
III.Aprovar apoios financeiros e subvenções recebidas dos entes da federação, da administração pública direta ou indireta.
IV.Discutir e aprovar as contas e o balanço financeiro segundo o Parecer elaborado Conselho Fiscal;
V.Aprovar viagens de representantes da UCB com recursos financeiros da UCB;
VI.Aprovar o desenvolvimento de projetos executivos e a realização de eventos, com ou sem o uso de recursos financeiros;
VII.Aprovar a expedição ou subscrição de notas públicas e manifestações similares;
VIII.Aprovar aquisição e permuta de bens patrimoniais;
IX.Apreciar, fiscalizar e referendar as decisões e os atos da Diretoria;
X.Aprovar a contratação de funcionários e de prestadores de serviços com duração maior do que 4 (quatro) meses, bem como decidir sobre a remuneração dos mesmos;
XI.Decidir sobre os recursos apresentados contra a Diretoria;
XII.Estipular o valor das contribuições financeiras dos Associados;
XIII.Aprovar a criação e a dissolução de Grupos de Trabalho;
XIV.Aprovar o ingresso de Associadas Instituições Atuantes, Associadas Instituições Apoiadoras e Associadas Empresas Apoiadoras;
XV.Aprovar a exclusão de Associados e o reingresso de Associados excluídos; e
XVI.Decidir sobre casos omissos ou especiais em relação à eleição dos Conselheiros Regionais e dos Coordenadores dos Grupos de Trabalho.
Parágrafo único – Os membros da Diretoria ficam impedidos de votar no caso da apreciação de recursos apresentados contra seus atos.
Art. 79º – Pormenores e especificidades do funcionamento da UCB são disciplinados no Regimento Interno da UCB.
Parágrafo Único – O Regimento Interno e suas alterações não necessitam ser registradas em cartório.
No 5° ponto, Comunicação sobre Pesquisa de Mapeamento Nacional do GT Gênero, a associada Vivian Garelli apresenta e convida a participarem da atual Pesquisa de Mapeamento Nacional que está sendo realizada pelo Grupo de Trabalho – GT Gênero da UCB, deixando disponível o link para participação nesta nova etapa, ampliada para mulheres e pessoas de gênero dissidentes não associadas à UCB. Link para participação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1pNS6dvltfiGyF3a_xfsSJ3qY2M-smmVAwk5kDh8oLkM6Gg/viewform
Antes que fosse iniciado o 6° ponto, o associado Yuri Vasquez e representante da associada atuante, Ciclocidade, pede questão de ordem para se solidarizar com a atual diretoria em relação a violência política e de gênero pela qual sofreu desde o início da gestão 2024-2025. A associada Daniele Queiroga, representante do associado atuante Coletivo ParáCiclo, sugeriu que seja construída uma moção de repúdio em relação às violências direcionadas a atual diretoria e, em seguida, Jô Pereira, Diretora Presidenta, lê a Nota Oficial – Violência política e de Gênero, publicada em julho de 2025 nos e-mails e redes digitais da UCB.
Com isso foi iniciado o 6º ponto – eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2026-2027 – pela eleição da Diretoria com os informes sobre a inscrição prévia de chapas, onde 2 (duas) chapas foram inscritas: Chapa 1 dentro do prazo previsto no edital, que era 03/09/2025, e por isso foi divulgada com antecedência na lista de e-mails da UCB; e Chapa 2, inscrita fora do prazo, em 05/09/2025, e portanto será apresentada durante a assembleia.
CHAPA 1 – UCB de Luta:
- Vivian Garelli – Diretora Presidenta indicada pela ACERJ (Niterói/RJ);
- Ricardo Machado – Diretor Administrativo indicado pela Ciclocidade (São Paulo/SP);
- Jaana Pinheiro – Diretora Financeira indicada pela Bike Anjo (São Luís/MA).
CHAPA 2 – Rodas Livres:
- Barbara Barbosa – Diretora Presidenta indicada pela Ameciclo (Recife/PE);
- Juli Hirata – Diretora Administrativa indicada pelo Transporte Ativo (Tutóia/MA);
- Bianca Bender – Diretora Financeira indicada pela BH em Ciclo (Belo Horizonte/BH);
Em seguida as pessoas candidatas de ambas as chapas apresentaram sua experiência com cicloativismo, propostas para a candidatura e sua relação histórica com a UCB, por sugestão da associada Erica Telles. Apenas a candidata da CHAPA 2, Juli Hirata não realizou sua apresentação pois não estava presente na assembleia.
Na ocasião também ocorreu a aprovação por unanimidade pela assembleia da troca da Associada Instituição Atuante indicante da candidata da CHAPA 2, Juli Hirata, pela associada atuante Transporte Ativo, já que o Clube de Cicloturismo do Brasil (associada indicante inicialmente) não está em dia com a UCB de acordo com o relatório do levantamento apresentado no 2º ponto desta AGO, não podendo, consequentemente, indicar candidaturas, conforme estabelecido pelo Capítulo V, Artigo 25, inciso IV do Regimento Interno da instituição.
Com isso, se prosseguiu para votação pública e nominal, conforme Regimento Interno, e se deu da seguinte forma: 9 (nove) votos CHAPA 1, 4 (quatro) votos CHAPA 2, e 2 (dois) votos nulos. Onde a CHAPA 1 foi eleita para um mandato de 2 (dois) anos no período entre 1º de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2027.
- Mobicidade Salvador: CHAPA 1;
- Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife: CHAPA 2;
- BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte: CHAPA 2;
- Associação Bike Anjo: CHAPA 1;
- Associação Civil Rodas da Paz: NULO;
- Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo: CHAPA 1;
- Instituto Aromeiazero: AUSENTE;
- ACERJ – Associação de Ciclistas do Rio de Janeiro: CHAPA 1;
- Associação Blumenauense Pró-ciclovias – ABC: CHAPA 1;
- Ciclovida – Associação Dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza: CHAPA 2;
- Coletivo ParáCiclo: CHAPA 1;
- Transporte Ativo – Associação Brasileira dos Usuários de Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana: CHAPA 2;
- Bici nos Planos MS: CHAPA 1;
- ABC – Associação Brasileira de Ciclistas: CHAPA 1;
- Cicloiguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu: CHAPA 1.
Na sequência foi chamada a apresentação das pessoas candidatas ao Conselho Fiscal, onde se apresentaram os associados indivíduos:
- Fernando Rosenbaum, indicado pela CicloIguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Curitiba/PR);
- Jessé Felix, indicado pela ABC – Associação Brasileira de Ciclismo (Santos/SP); e
- Joyce Ibiapina, indicada pela Associação Civil Rodas da Paz (Brasília/DF).

Da esquerda para direita: Fernando Rosembaum (Conselheiro Fiscal eleito), Ricardo Machado (Diretor Administrativo eleito), Vivian Garelli (Diretora Presidenta eleita), Jaana Pinheiro (Diretora Financeira eleita), Jessé Félix (Conselheiro Fiscal eleito) e Joyce Ibiapina (Conselheira Fiscal eleita) – Foto Divulgação
As candidaturas para o Conselho Fiscal foram aprovadas por unanimidade pelas presentes Associadas Atuantes e eleitos também para um mandato de 2 (dois) anos no período entre 1º de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2027.
Não havendo manifestações em relação a outros assuntos de interesse da associação e esgotados os temas a serem tratados, a Assembleia Geral Ordinária de 2025 foi encerrada às 21 horas e 37 minutos.
Agradecemos a participação de todas, todes e todos que estiveram presentes e esperamos nos reencontrar presencialmente em Fortaleza/CE, no Bicicultura 2026.

Ao navegar neste site, você concorda com os