Lançada a “Carta Segurança para a Mobilidade Ativa”
Para debater e propor soluções no âmbito legislativo para que ciclistas e pedestres possam circular com segurança nas vias públicas, foi realizado no dia 26 de junho de 2018 o Seminário Segurança para Mobilidade Ativa, na Câmara dos Deputados.
O evento, organizado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil – UCB, Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados – CVT e Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro contou com a presença de representantes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada.
Todos os participantes expositores afirmaram a necessidade de proteger os mais vulneráveis no trânsito e defenderam a sua prioridade no desenvolvimento de políticas públicas. Foram levantados aspectos legais, técnicos e políticos para proteger ciclistas e pedestres, destacando a necessidade de remodelar as cidades para as pessoas ao invés de para os veículos motorizados.
Para registrar esta posição, ao final do Seminário foi aprovada a “Carta Segurança para a Mobilidade Ativa”, documento com propostas básicas de posturas a serem tomadas pelos poderes legislativo e executivo federal. Especificamente, a Carta solicita o empenho pelo não adiamento do prazo dos Planos de Mobilidade Urbana exigidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), instrumento democrático fundamental para a conquista do direito à cidade.
A Carta deverá ser entregue aos atuais parlamentares, ao Presidente da República e aos Deputados e Senadores, bem como aos candidatos e candidatas nas eleições que se avizinham.
Saiba mais sobre o Seminário:
- Conheça os expositores e a programação
- Assista ao vídeo integral do Seminário
- Acesse o debate no chat do Seminário
- Baixe as apresentações dos expositores
- Baixe a “Carta Segurança para a Mobilidade Ativa”
- Maiores Informações: legislativo@uniaodeciclistas.org.br
.