Assinando a petição, você pode ajudar São Paulo a ter mais espaço para ciclistas!
É preciso ainda caminhar para sensibilizar o movimento em prol da mobilidade ativa, aí incluída a bicicleta, sobre a estreita ligação entre as políticas de uso e ocupação do solo urbano e o usufruto da cidade caminhando, pedalando ou utilizando o transporte público – ainda que esse não esteja qualificado como um tipo de transporte ativo.
Através de amplo e transparente processo participativo, foram construídas, no Plano Diretor de São Paulo, políticas que impõe aos Eixos de Estruturação da cidade uma inversão na lógica do uso do automóvel. Estabeleceu-se o número máximo de uma vaga de garagem por unidade residencial , ou seja, áreas urbanas mais densas, caminháveis e pedaláveis, ao longo de eixos de transporte, onde o carro não seria bem vindo (pois não teria nem onde parar).
No entanto, isso foi mudado no finalzinho do jogo da lei de zoneamento (que detalha o plano diretor) e se flexibilizou a questão das vagas, derrubando a limitação máxima construída em um processo democrático e de participação popular.
Parece um pequeno detalhe daqueles que podem ser relevados, mas não o é. Esse singelo ‘rodapé’ põe por terra toda a concepção de cidade pautada pelos princípios de desenvolvimento orientado pelo transporte, e também o processo participativo pelo qual a política foi construída.
O desenho proposto originalmente no plano diretor e na lei de zoneamento favorecia fortemente o uso da bicicleta (e da caminhada) como modos de transporte para pequenas distâncias e alimentadores das redes de transporte coletivo. Um ganho para a cidade com maior volume de carros pelo próprio território do Brasil.
Pedir o veto ao artigo que modifica a lei de zoneamento não é (apenas) sair em defesa da legislação paulistana e da própria cidade de São Paulo – é defender tudo aquilo que acreditamos que precisa ser feito em nossas cidades para proporcionar espaços mais humanos e onde se viabilize o uso da bicicleta de forma consistente.
Queiramos nós ou não, SP ainda é uma vitrine para grande parte das cidades do nosso país e uma perda desse porte é uma perda para todos nós que lutamos por mais bicicletas, menos carros.
Em breve, durante as eleições municipais, esses e outros itens entrarão na pauta, mas o momento que vive SP e outras tantas cidades do Brasil é vivo. É imediato. E ele requer ações na mesma velocidade.
Por isso, a Ciclocidade e outros tantos coletivos e movimentos ligados à promoção da mobilidade urbana criaram uma petição online para pressionar o prefeito e os demais responsáveis a vetarem o artigo 174 da nova lei de zoneamento da cidade para que você possa fazer parte desse processo democrático!
CLIQUE AQUI e assine a petição!
Momento da entrega ao chefe de gabinete do prefeito Fernando Haddad, Leonardo Barchini, um pedido formal de veto ao artigo 174 da nova lei de zoneamento feito pela Ciclocidade.