Campanha BICICLETA PARA FUTUROS POSSÍVEIS
ÍNDICE
- O que é a campanha
- O que a UCB está fazendo em nível nacional
- Inscreva-se para realizar a campanha em sua cidade
– Por que realizar a campanha
– Regras e funcionamento da campanha - Quem já está realizando a campanha
- Como realizar a campanha em sua cidade
– Manual de realização da campanha
– Ferramenta de pressão do Bonde
– Materiais de apoio para realizar a campanha
– Banco de dados de exemplos e de suportes
O QUE É A CAMPANHA
A bicicleta é um veículo comprovadamente eficiente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 (provocada pelo novo coronavírus, ou Sars-CoV-2 – conheça as diferenças aqui), entretanto, para que ela possa contribuir plenamente para esta finalidade, é necessário que o poder público forneça condições para que ela possa ser usada com segurança e conforto pelos atuais e por novos usuários.
Com a finalidade de buscar as melhorias das condições de uso da bicicleta como modo de mobilidade e de transporte durante e após a pandemia, a UCB – União de Ciclistas do Brasil está desenvolvendo a campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, composta de duas frentes: nacional, com ações dirigidas às instituições nacionais; e local, através do fornecimento de assessoria para que instituições locais ajam neste sentido em seus municípios.
O QUE A UCB ESTÁ FAZENDO EM NÍVEL NACIONAL
A UCB tem agido para o enfrentamento da pandemia desde que esta chegou ao Brasil. Até o momento, as seguintes ações foram tomadas pela UCB:
- Nota Pública “A Bicicleta no Pós-Coronavírus” – subscrita por diversas instituições: envio para a SEMOB, Denatran, FNP e CNM; divulgação para a imprensa.
- “Coronavírus e a Bicicleta” contendo orientações e recomendações para o uso seguro da bicicleta durante a pandemia.
- Carta sobre a mobilidade por bicicleta durante a pandemia do novo coronavírus: elaborada em conjunto e subscrita por instituições empresariais do segmento ciclístico e suas filiadas e enviada para o Ministério do Desenvolvimento Regional, contendo solicitação de políticas públicas para aprimorar a ciclomobilidade no Brasil.
- Criação e manutenção da seção “Coronavírus e ciclomobilidade” no Observatório da Bicicleta para monitorar e compartilhar informações, artigos e matérias sobre a pandemia no Brasil e no mundo.
- Subscrição do “Documento político unificado com propostas imediatas e estratégias de ação de combate ao COVID-19 na perspectiva do direito à cidade e da justiça social”, coordenado pelo FNRU – Fórum Nacional de Reforma Urbana.
- Subscrição da “Nota sobre Situação Econômica dos Transportes Públicos no Brasil e o Programa Emergencial do Transporte Social”, coordenada pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
- Webinars Como Promover a Bicicleta para Enfrentar a Pandemia:
– 1º – Como abordar o poder executivo municipal para incluir a bicicleta na pandemia? – 09/07/2020
– 2º – O Ministério Público como aliado na inserção da bicicleta na pandemia: 22/07/2020
– 3º – Quais são as formas que o poder legislativo pode auxiliar a inserir a bicicleta na pandemia?: 29/07/2020 – 19h30
INSCREVA-SE PARA REALIZAR A CAMPANHA NA SUA CIDADE
A maior parte das políticas públicas para a inclusão da bicicleta devem ser desenvolvidas pelos municípios, por isso é imprescindível que as organizações da sociedade civil apresentem esta demanda para suas prefeituras e câmaras de vereadores, entre outras ações locais.
Para facilitar a atuação de organizações locais, a UCB disponibiliza aqui um conjunto de suportes para uso livre e aberto.
Porque realizar a campanha na sua cidade
- Sem a atuação da sociedade civil, corremos o risco de piora na mobilidade urbana com o uso crescente de automóveis e motocicletas e com a precarização do transporte público coletivo.
- É preciso aproveitar a oportunidade para que o incremento e qualificação da ciclomobilidade seja um legado positivo e permanente após encerrada a pandemia.
- É importante reforçar a ciclomobilidade na ampla e contínua mesa de debates tanto acerca das soluções para a crise, quanto das transformações sociais requeridas pela experiência da crise.
- É preciso reiterar e colocar em evidência os benefícios da bicicleta para o enfrentamento da pandemia e para reduzir os efeitos de crises similares.
Regras e funcionamento da campanha
- Quem pode se inscrever: podem se inscrever para participar da campanha quaisquer Organizações Locais (OLs) da sociedade civil (associações, coletivos informais e mesmo grupos de pelo menos duas pessoas formados exclusivamente para este fim).
- A UCB, na qualidade de Coordenadora Nacional, tem condições de fornecer apenas e tão somente as orientações e materiais de apoio constantes nesta página, cujo uso é aberto e gratuito – entretanto, a UCB aceita auxílios e voluntariado para a oferta de mais serviços e produtos.
- O conteúdo da campanha está em constante atualização e ampliação, portanto convém às OLs inscritas visitarem esta página constantemente.
- No caso de mais organizações se inscreverem separadamente para desenvolverem a campanha em uma mesma cidade, colocaremos as inscrições mais recentes em contato com a primeira para que todas atuem em conjunto.
- Os membros das organizações inscritas participarão de Grupo de Comunicação no Google Groups, destinado ao repasse de orientações e à interação mútua.
- Os materiais aqui disponibilizados e o nome e a marca da UCB só podem ser utilizados por organizações regularmente inscritas na campanha, e ainda assim não podem ser utilizados para finalidades diversas dos objetivos desta campanha. Além disso, a UCB não se responsabiliza por manifestações próprias das organizações inscritas.
QUEM JÁ ESTÁ REALIZANDO A CAMPANHA
► Colombo/PR
Pedalando para o Futuro
COMO REALIZAR A CAMPANHA NA SUA CIDADE
As orientações e materiais de apoio estão em contínua atualização e aprimoramento. Consulte-as regularmente.
Manual de realização da campanha
- Acesse o Manual de realização da “Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis” nas Cidades para obter orientações, dicas e sugestões de atividades para realizar a campanha na sua cidade.
- Colabore com o Manual indicando ações realizadas por sua organização para a aplicação pelas demais organizações participantes da campanha.
Ferramenta de pressão do Bonde!
Com a plataforma de pressão do Bonde as organizações podem buscar o apoio da população de uma maneira mais efetiva. A ferramenta é gratuita para as Organizações Locais inscritas na Campanha.
- Acesse o Manual de Realização da Campanha para saber mais sobre o Bonde e veja como é fácil colocá-lo em ação!
- Acesse a página mestra da campanha do Bonde e, ali, as páginas de cada cidade participante
Materiais de apoio para realizar a campanha
Modelo de propostas para inclusão da bicicleta nas políticas públicas
Adapte para a realidade local e envie para as instituições pertinentes:
- Modelo de documento “Propostas para o município enfrentar a pandemia com a bicicleta” a ser entregue ao poder público.
- Modelo de Ofício 01: entrega propostas ao poder público.
- Modelo de Ofício 02: requer medidas à nova administração municipal
Modelos de Release para a imprensa
Adapte para a realidade local e envie para a imprensa:
- Modelo 01: divulga o início da campanha.
- Modelo 02: divulga a entrega da proposta (aguarde).
- Modelo 03: divulga a recepção e/ou o resultado da petição.
- Modelo 04: divulga abordagem às novas administrações municipais.
Modelos de artes para as redes sociais
Adapte para a realidade local (são editáveis, abertos) e publique nas redes sociais:
- Logos da campanha.
- Modelos de arte em geral para redes – sugestões de publicação:
– Divulgação do início da campanha.
– Divulgação da entrega das propostas para o poder público.
– Vantagens da bicicleta.
– Recepção ou resultado da petição para o poder público. - Modelo de arte para divulgar live/webinar.
Banco de dados de exemplos e de suportes
As informações aqui contidas foram selecionadas da seção Coronavírus e ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta. Acesse as informações completas e acompanhe a atualização diretamente na página. Utilize estas informações para fundamentar a argumentação das propostas e petições em suas cidades.
Boas práticas de organizações da sociedade civil
No Brasil
- Campo Grande/MS – Coletivo Bici nos Planos Campo Grande:
– Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta. - Brasília/DF – Rodas da Paz e Brasília para Pessoas ✅ Inscritas na Campanha:
– Envio de propostas para o Governo do Distrito Federal - São Luis/MA – Pedal das Minas ✅ Inscrita na Campanha:
– Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
– 12 propostas para São Luís Enfrentar a Pandemia de Bicicleta, encaminhadas para o poder público local
– Pacote de comunicação da campanha local. - Ribeirão Preto/SP – Mobiclicleta ✅ Inscrita na Campanha:
– Consulta aberta à comunidade para recolher propostas de ação da entidade e de reivindicações a serem entregues ao poder público local.
– Elaboração e entrega de propostas para a prefeitura e vereadores para medidas de inclusão da bicicleta (ver postagem e documento) - Recife/PE – Ameciclo ✅ Inscrita na Campanha:
– Publicação do “A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos“, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis
– Plataforma de pressão social por meio de envio de e-mails para autoridades públicas
– “Proposta de plano emergencial para implantação de estrutura cicloviária no Recife“, apresentada para a prefeitura local
– “Bicicletas e ciclovias – solução para tempos de Covid-19“, documento contendo pesquisas e recomendações - São Paulo/SP – Ciclocidade ✅ Inscrita na Campanha:
– Requerimento aos governos municipais e estaduais para a normalização dos serviços essenciais para ciclistas além de sugestões para melhorar a mobilidade dos trabalhadores durante a pandemia - Blumenau/SC – ABC-Ciclovias ✅ Inscrita na Campanha:
– Em parceria com a Associação EPAH e outras organizações, encaminhamento de recomendações à prefeitura orientando para a segurança a trabalhadores que utilizam a Bicicleta. Ver Ofício, abaixo-assinado e demais arquivos.
– Elaboração da “Carta Aberta por vias cicláveis emergenciais“ - Vitória/ES – Coletivo Pedalamente ✅ Inscrita na Campanha:
– Nota Pública e Apresentação de propostas para a prefeitura - Curitiba/PR – Cicloiguaçu ✅ Inscrita na Campanha:
– Campanha para que a Prefeitura de Curitiba construa ciclofaixas provisórias, cujo principal meio é um abaixo-assinado. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma sugestão ao executivo acompanhando a Cicloiguaçu. - Belo Horizonte/MG – BH em Ciclo:
– Vistoria e avaliação das ciclofaixas temporárias instaladas pela prefeitura da cidade - Florianópolis/SC – Amobici:
– Requerimento ao governo estadual de Santa Catarina para que oficinas de bicicletas sejam consideradas serviços essenciais. - São Paulo/SP – SampaPé!:
– Em parceria com a Ciclocidade e outras organizações, encaminhamento de requerimento de plano emergencial para a mobilidade ativa em São Paulo na campanha “Ruas Para a Mobilidade Ativa Durante a Pandemia“.
No mundo
- Coletivos ciclistas da Bolívia requisitam medidas de inclusão da bicicleta para o enfrentamento da pandemia.
- BiciRed Peru lança Manifesto e abaixo-assinado sobre a pandemia
- Colectivos ciclistas del País Vasco piden MEDIDAS EN MOVILIDAD #COVID19”.
- MUBi Porto defende bicicleta como “aliada” no desconfinamento.
Ver outras iniciativas na seção Coronavírus e ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta.
Recomendações da ONU e OMS
- ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população.
- OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui).
Cidades e países que já estão promovendo o ciclismo
No Brasil
Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação
- Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias.
- Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas.
- Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 ( também aqui).
- Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades.
- Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia.
No mundo
- Reino Unido investirá R$ 14 bilhões para impulsionar uso de bicicleta.
- Europa aposta na bicicleta como solução de mobilidade na vida pós-quarentena.
- Agora é Londres… contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas amplas
- Paris limita os carros e reserva mais 50 km de ruas para bicicletas e peões.
- Guayaquil analiza plan de ciclovías emergentes.
- [Em Cuenta] Más espacios para peatones y fomentar la bicicleta, propuestas de ecologistas.
- Milão anuncia plano para reduzir uso do carro após a quarentena.
Ver outras iniciativas na seção Coronavírus e ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta.
Argumentos e justificativas em favor da bicicleta
- Mobilidade Urbana em tempos de Covid-19: a bicicleta como opção.
- Abrindo espaço seguro para andar de bicicleta em 10 dias: um guia para ciclovias temporárias de friedrichshain-kreuzberg, Berlim (em inglês).
Ver outros argumentos na seção Coronavírus e ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta.
Publicações, eventos e notícias sobre coronavírus e mobilidade
- Publicações: acesse publicações diversas (artigos, manuais etc.) no Acervo do Observatório da Bicicleta (realize pesquisa avançada com tags e outros campos)
– Destaque para Manuais com infraestruturas emergenciais para melhorar e estimular o uso da bicicleta. - Eventos: acesse os eventos de instituições públicas e privadas sobre a mobilidade urbana e a pandemia na Agenda do Observatório da Bicicleta (realize pesquisa avançada com tags e outros campos).
- Notícias: acesse notícias diversas sobre ciclomobilidade e a pandemia no Brasil e no mundo nas Notícias do Observatório da Bicicleta (realize pesquisa avançada com tags e outros campos).