Angariação de apoios

Buscar apoios de outras organizações sociais é uma ação que poderá contribuir para o sucesso da campanha. Isto porque elas, por meio de seus representantes, podem se sensibilizar e incorporar a pauta da bicicleta entre suas demandas sociais e dar suporte às propostas dos ciclistas. Além disso, fortalecerá a rede da sociedade civil local.

Os apoios podem ser buscados tanto de organizações da sociedade civil (associações de moradores, ONGs etc.), quanto empresariais e de trabalhadores, assim como com pessoas interessadas. Ele pode ser alcançado de diversas formas, destacando-se:

  • Contato direto e solicitação de apoio a dirigentes de outras organizações
  • Divulgação eletrônica e recolhimento de assinaturas por meio de formulário na internet; vejam este exemplo de formulário

O Grupo de Trabalho pode também buscar apoiadores de cidadãos em geral, o que se consegue por meio de abaixo- assinado. Pode-se usar uma variação mais simples do formulário para organizações, como uma plataforma gratuita na internet. Vejam este exemplo de abaixo-assinado para apoios à Carta Compromisso aos Presidenciáveis 2014 na plataforma Change.org. Outras mais simples são o Abaixo-Assinado.Org e a Petição Pública.

Também podem ser buscados apoios aproveitando-se as iniciativas de outras organizações da cidade que apresentar propostas para os candidatos e candidatas. Solicitem a elas que incorporem os itens relativos à bicicleta. Ou respondam às consultas que elas eventualmente elaboram, como o exemplo desta associação empresarial nas eleições de Florianópolis em 2016.

É importante, na página da campanha, listar as organizações e informar o número de cidadãos que apoiaram as propostas. Caso a quantidade e a qualidade seja significativa, pode-se fazer a divulgação dos resultados para a imprensa e, é claro, para as candidatas e candidatos.

 

Clique aqui para acessar os Materiais de Apoio.

Clique aqui para voltar ao menu de Como Fazer.

Link para esta página.

 

.