Manual de Realização da “Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis” nas cidades
ÍNDICE
- Apresentação
- Como realizar a campanha sem tornar-se agente de contaminação
- Monte a equipe e elabore um Plano de Trabalho
- Elabore propostas para o poder público
- Entregue as propostas para o poder público
- Use a ferramenta de pressão do Bonde
- Concentre esforços sobre as prefeituras recém eleitas
- Divulgue para a imprensa
- Divulgue nas redes sociais
- Identifique e busque apoios locais
- Mantenha informações atualizadas na internet
- Atividades adicionais para diversificar a campanha
- Colabore com este Manual e com a campanha
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APRESENTAÇÃO
- Este Manual de Realização da ‘’Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis” nas Cidades foi elaborado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil para orientar a atuação das organizações locais participantes da campanha “Bicicleta para Futuros Possíveis”.
- Estas orientações, propositalmente sintéticas, estão sujeitas a modificações e aprimoramentos decorrentes da interação com as organizações inscritas, da ampliação do conhecimento a respeito da pandemia e das alterações da mesma no Brasil e no mundo.
COMO REALIZAR A CAMPANHA SEM TORNAR-SE AGENTE DE CONTAMINAÇÃO
- Inicialmente, reforçamos que a UCB – União de Ciclistas do Brasil está alinhada às instituições nacionais e internacionais que recomendam, neste momento, que todas as pessoas que não estejam realizando atividades consideradas essenciais permaneçam em distanciamento físico e que, em caso de necessidade, utilizem a bicicleta para os deslocamentos, mantendo os devidos cuidados para evitar o contágio a si e a pessoas próximas (os quais estão relacionados nas recomendações Cuidados ao utilizar a bicicleta como meio de transporte).
- Portanto, recomendamos que as pessoas participantes da campanha busquem realizar todas as atividades através de mecanismos e meios de comunicação não presenciais e que, em caso de necessidade estrita de encontros presenciais, utilizem a bicicleta como meio de mobilidade e adotem medidas de proteção listadas no texto Cuidados ao utilizar a bicicleta como meio de transporte).
MONTE A EQUIPE E ELABORE UM PLANO DE TRABALHO
- A primeira ação da campanha é definir se a mesma será desenvolvida apenas por uma organização ou por mais de uma, compondo uma coalizão local. Campanhas multi-institucionais possuem maior força social e podem contar com voluntário/a/s de todas elas, entretanto, podem ser mais morosas para decisões e encaminhamentos. Caso decidam por ampliar a coordenação local, elaborem um mapa institucional local para avaliar quais são mais pertinentes e entrem em contato com as mesmas.
- A segunda ação da campanha também é interna: definir quais pessoas irão se dedicar à realização da campanha e atribuir os poderes necessários às mesmas. Mesmo que sejam poucas pessoas dedicadas, elas podem e devem consultar o restante dos membros da organização para a tomada de decisões e para requerer a eles auxílio para ações o desenvolvimento das ações.
- A terceira ação é a montagem de um pequeno Plano de Trabalho, definindo as atividades necessárias e seu encadeamento em um cronograma, e prevendo a divisão de tarefas e os recursos necessários. Embora seja possível realizar a campanha sem recursos financeiros, pode-se cogitar a angariação de recursos para despesas como design ou internet, por exemplo. Para elaborar um Plano de Trabalho simplificado, pode-se adaptar a forma e conteúdo da planilha Modelo de Plano de Trabalho Simplificado.
- Para todas estas ações, e impactando no Plano de Trabalho, não se esqueçam que esta campanha necessita ser realizada em regime de urgência, para aproveitar os debates sociais em torno da pandemia, para que a bicicleta possa contribuir o quanto antes e para obter maiores chances de que a ciclomobilidade seja um legado positivo desta experiência.No plano de trabalho, não esqueça de tematizar os itens sugeridos neste manual, tais como as propostas para o poder público, comunicação com a imprensa e nas redes sociais e busca de apoios.
ELABORE PROPOSTAS PARA O PODER PÚBLICO
- Trata-se da ação mais importante da Campanha: o poder público precisa receber propostas em sua mesa, enviadas por organizações da sociedade civil, porque de outro modo dificilmente ele será sensibilizado para investir na ciclomobilidade.
- Para elaborar suas propostas, pode-se utilizar como base o texto “Modelo de Propostas para o município enfrentar a pandemia com a bicicleta” que foi elaborado pela UCB e está disponível aqui. As propostas podem ser adaptadas ou eliminadas, bem como podem (e até devem) ser criadas novas propostas para atender à realidade local.
- Utilizando ou não o Modelo da UCB como base, diversos meios podem ser utilizados, isolados ou conjuntamente, para a elaboração das propostas locais, dentre os quais destacam-se:
- Consulta aberta na internet: criação de formulário online para recolher propostas da sociedade, mediante farta divulgação. A consulta pode ser realizada oferecendo-se um texto base, previamente elaborado pela organização consultante.
- Debate na própria organização: diálogo, o mais aprofundado possível, entre os membros da/s organização/ões que estão desenvolvendo a campanha. Na impossibilidade de debate presencial, recomenda-se o uso de ferramentas de comunicação na internet (grupos de comunicação, documentos colaborativos, videoconferências).
- O texto das propostas deve ser claro e sucinto, sendo conveniente que seja precedido de justificativas e contextualização.
- Elabore propostas que estejam no escopo de mais de uma pasta administrativa (por exemplo, para as Secretarias de Transporte/Mobilidade, Educação, Saúde etc.), criando demandas para cada uma delas e conferindo maior abrangência de políticas públicas.
- Ao redigir as propostas, esteja atento às competências de cada poder. Ao poder executivo (prefeito, secretaria, autarquias) cabe elaborar e executar programas e políticas públicas relativos a todos os temas sociais (como educação, saúde e infraestrutura). O poder legislativo pode elaborar leis, fiscalizar e enviar recomendações ao poder executivo, mas não pode criar nada que signifique gastos públicos. Para entender melhor, consulte o Manual de Incidência Legislativa: Promovendo a Bicicleta no Poder Legislativo, elaborado pela UCB.
- Após redigido e aprovado o documento com as propostas, cogite a pertinência de angariar apoios através da subscrição (ou assinatura) por parte de instituições locais, que podem ser buscados mediante contato direto com as instituições de interesse ou mediante consultas abertas, o que pode ser feito através de formulário na internet (como os do Google Drive).
ENTREGUE AS PROPOSTAS PARA O PODER PÚBLICO
- A maior parte das prefeituras e câmaras de vereadores possuem sistemas eletrônicos de recepção de comunicações, inclusive ouvidorias. É importante enviar as propostas por tais meios (sempre anexadas a um Ofício), pois eles possuem registro de protocolo que permitem, na maior parte dos casos, acompanhamento do trâmite.
- Entretanto, dada urgência da situação que vivenciamos, é igualmente importante enviar as propostas diretamente para os destinatários de interesse, como o prefeito, os secretários, o presidente da Câmara de Vereadores e seus parlamentares. Para isso, busque os contatos na internet para obter o e-mail dos destinatários, mas é fundamental um contato telefônico para esclarecer a abordagem e certificar-se de que as propostas foram recebidas.
- Pode ser necessário buscar influências tanto de pessoas ligadas aos mandatários quanto de instituições que tenham melhor penetração junto aos mesmos.
- Envie as propostas também para os mandatários das secretarias envolvidas (por exemplo, se houver propostas envolvendo educação ou escolas, envie as propostas também para a Secretaria de Educação) visando que os mesmos repassem a demanda para o chefe do poder executivo (o prefeito).
- É mais conveniente que as propostas sejam enviadas como um documento próprio (a exemplo do Modelo da UCB) em anexo a um Ofício: um documento próprio é mais claro e objetivo e pode ser divulgado mais facilmente para a imprensa e outros canais; e um Ofício é um documento formal apropriado para trâmites junto a instituições públicas.
- Para redigir o Ofício, utilize e adapte o Modelo de Ofício elaborado pela UCB. Em caso de necessidade de novas comunicações, redija os Ofícios adicionais com os assuntos pertinentes.
USE A FERRAMENTA DE PRESSÃO DO BONDE
- Com a plataforma de pressão do Bonde as organizações podem buscar o apoio da população de uma maneira mais efetiva. Através do Bonde todos os cidadãos e cidadãs podem enviar, por e-mail, as propostas elaboradas por sua organização diretamente para a prefeitura e outros órgãos públicos pertinentes.
- Para usar a ferramenta, escreva manifestando seu interesse que a Coordenação Nacional guiará a organização em todo o processo.
- O processo é simples – a organização fornece os seguintes dados e a Coordenação Nacional cria e disponibiliza sua página em três dias
– Texto de apresentação e logo de sua organização
– Texto de convite para os visitantes
– As Propostas para o Poder Público - Veja como funciona o Bonde visitando a página de Recife
- Conheça todas as cidades que já estão se beneficiando da campanha página da campanha do Bonde e as organizações que já estão pressionando suas prefeituras.
- Caso sua organização ainda não esteja inscrita, inscreva-se agora mesmo!
CONCENTRE ESFORÇOS SOBRE AS PREFEITURAS RECÉM ELEITAS
- No início de 2021 tomam posse novos/as prefeitos/as municipais, sejam eles/as novos/as ou reeleitos/as. Com isso, pode ocorrer também a posse de novos dirigentes de secretarias ou autarquias, bem como a criação de nova estrutura administrativa.
- Com o início de nova gestão, deve ocorrer a definição de novas políticas públicas, sejam elas decorrentes ou não das promessas de campanha, bem como espontâneas ou demandadas pela sociedade.
- As novas administrações devem lidar com a continuidade da pandemia da Covid-19 e os múltiplos e complexos problemas dela decorrentes, incluindo a perda de receitas devido à diminuição da arrecadação de tributos, o que significa menos recursos para manutenção e investimentos em mobilidade urbana, entre outras políticas públicas.
- Por isso, é muito importante que a sociedade faça pressão desde os primeiros dias das novas gestões municipais para implantar medidas de fortalecimento da ciclomobilidade, aproveitando o momento em que as políticas públicas estão sendo iniciadas, incluindo aquelas de enfrentamento à pandemia.
- Por isso, sugere-se:
– Utilizar a ferramenta de pressão do Bonde e, nela, incluir demanda especial para as políticas públicas a serem implementadas pelas novas gestões.
– Requerer diretamente a prefeitura municipal para a implantação de medidas de fortalecimento da ciclomobilidade – utilize o Modelo de Ofício 02 (requer medidas às novas administrações municipais).
– Com o requerimento, cite as boas práticas de outras cidades e países que podem servir de exemplo para a administração local.
– Com o requerimento, envie publicações com orientações para construção de infraestruturas provisórias para o uso da bicicleta elaboradas no Brasil e em outros países.
– Ampliar a campanha de sensibilização nas redes sociais e junto a instituições potencialmente parceiras – utilize os Modelos de Arte para compor uma frase chamativa.
– Redigir e enviar release para a imprensa local destacando a importância da bicicleta como veículo eficiente para evitar a contaminação pelo Coronavírus. Utilize o Modelo de Release 04 (abordagem da nova administração).
– Realizar pesquisa e levantamento de dados e informações locais sobre a bicicleta e a mobilidade urbana para fundamentar a argumentação: aumento do uso, acidentalidade, crescimento das vendas, diminuição do transporte público, perda de receita municipal, diminuição da renda familiar etc.
DIVULGUE PARA A IMPRENSA
- O poder de influência dos veículos de comunicação de massa em geral precisa ser explorado, pois parte do sucesso da campanha depende da capacidade de pautá-la.
- Para conseguir realizar isso de forma eficiente, entre outras atividades, sugere-se enviar releases para a imprensa informando a entrada de vocês na campanha, qual/quais entidade/s está/ão participando, a entrega das propostas para o poder público, a recepção das propostas pelo poder público – enfim, comunicando todas as etapas e resultados possíveis, para que a imprensa saiba o que está acontecendo e se interesse pelo assunto.
- Utilize os Modelos de Release elaborados pela UCB, adaptando-os à realidade local. Elabore seus próprios releases para temas não contemplados pelos modelos da UCB.
- Levante e mantenha banco de dados de contatos com a imprensa, se possível identificando os editores de cada veículo – ver este exemplo.
- Peça ajuda para outras organizações sociais de sua cidade para levantar contatos com a imprensa e, no caso das organizações maiores, para que elas enviem os releases para sua rede de contatos.
DIVULGUE NAS REDES SOCIAIS
- As redes sociais se tornaram ferramentas muito importantes na divulgação de trabalhos e atividades, o que não é diferente, para esta campanha.
- Utilize todas as redes sociais de sua organização (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc.) pois existe certa diferença de perfil dos usuários de cada uma delas.
- Para ser eficiente, sugere-se publicar nas redes todos os movimentos da campanha: seu início, apoios recebidos, entrega das propostas e sua reação pelo poder público etc.
- Solicite a outras organizações sociais que compartilhem as publicações da campanha nas suas próprias redes sociais.
- Use sempre a hashtag #bicicletaparafuturospossíveis nas postagens, bem como as outras hashtags criadas pela sua organização; desta forma, será possível fazer o controle dos resultados nacionais e locais e verificar se há necessidade de melhorar a comunicação.
- Nas postagens, utilize frases compreensíveis, diretas e chamativas, pois a leitura das mesmas pelos usuários das redes é cada vez mais dinâmica.
- Para a divulgação nas redes, utilize os Modelos de Artes para as redes sociais elaborados pela UCB. Os modelos são abertos (editáveis) para a inserção da/s logomarca/s local/is e para confecção de textos.
IDENTIFIQUE E BUSQUE APOIOS LOCAIS
- A campanha terá melhores resultados se obtiver apoio de instituições locais, as quais podem auxiliar de diversas maneiras, como:
- Apenas cedendo sua logomarca para figurar na página da internet da campanha e, assim, conferindo maior respaldo à campanha;
- Divulgando a campanha nas redes sociais;
- Contribuindo com seu departamento de comunicação;
- Prestando informações ou influenciando os mandatários públicos para receberem as propostas e para se comunicarem com a coordenação da campanha;
- Inserindo propostas para a ciclomobilidade em suas próprias iniciativas similares de propostas e petições ao poder público.
- Elabore um mapa de atores simplificado apontando instituições que podem ser benéficas para a campanha, registrando os nomes de responsáveis e suas formas de contato. Envie e-mails personalizados para as instituições mais importantes e mala direta para todas as demais da lista. Para aprofundamento, pode-se consultar o manual Mapa de Atores: o que é e para que serve, elaborado pela Associação Civil Rodas da Paz.
- Dentre as instituições de interesse, não esqueça de incluir sindicatos de trabalhadores, os quais tem interesse em maior segurança nos deslocamentos dos seus membros, e organizações ecologistas, que são defensoras de medidas de baixo impacto ambiental.
- Esse processo de conhecimento e busca de apoios auxilia a potencializar a campanha, a difundir a causa da ciclomobilidade e a fortalecer o conjunto da sociedade civil local.
MANTENHA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS NA INTERNET
- É muito importante, para tornar a campanha reconhecida, não apenas informar constantemente a sociedade (os ciclistas, a imprensa, o poder público) mas, se possível, manter seu registro em uma plataforma pública.
- Caso possua um sítio na internet, crie uma página dedicada à campanha e mantenha-a atualizada com todas as ações e resultados da campanha.
- Caso não possua, use e abuse das redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook), especialmente do Facebook, que possui maiores recursos e é mais acolhedor de textos e álbuns de fotos que podem ser recuperados pelos visitantes.
ATIVIDADES ADICIONAIS PARA DIVERSIFICAR A CAMPANHA
Para aumentar a visibilidade e a repercussão da campanha no seu município e para ampliar as chances de que o poder público acate as propostas apresentadas, caso haja condições de tempo e pessoal, é importante realizar algumas ações complementares.
- Questionamento do poder público: monitore as ações da prefeitura para verificar se as políticas públicas para a bicicleta não estão sendo negligenciadas neste período. Caso haja dúvidas ou discordâncias, acione o poder público pelos canais oficiais, notadamente pelo serviço de Ouvidoria. Em todos os pedidos de informações, faça referência à Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que regula a transparência dos atos públicos. Para maior detalhes sobre a LAI, consulte o texto Como usar a LAI (Lei de Acesso à Informação) em favor da bicicleta no PlanMob, elaborado pela UCB e Bike Anjo para a Campanha Bicicleta nos Planos.
- Entrevistas com dirigentes públicos: apresente questões de entrevista para o prefeito, secretários e vereadores para colher informações e opiniões dos mesmos, o que poderá embasar publicações para a imprensa e redes sociais e instruir ações a serem tomadas junto aos órgãos públicos.
- Participação em ações de outras instituições: outras instituições da cidade também podem estar dirigindo propostas e petições ao poder público relativas às suas áreas (meio ambiente, moradia, trabalho etc.) – esteja atento a tais iniciativas e busque inserir as propostas para a ciclomobilidade nas petições destas instituições, pois a ciclomobilidade está envolvida em diversas áreas.
- Abaixo-assinado: para buscar apoio às propostas entregues ao poder público ou a outras ações, um bom recurso é o abaixo-assinado eletrônico. Para seu sucesso, contudo, é necessário intensa divulgação, sobretudo nas redes sociais. Dentre os serviços de abaixo-assinados gratuitos na internet, destacamos o Change.org, Avaaz, Abaixo-Assinado.Org e Petição Pública.
- “Lives” ou webinars nas redes sociais: atualmente diversas redes sociais disponibilizam ferramentas para oportunizar esse contato com o público. Convide pessoas da comunidade (especialistas, formadores de opinião, acadêmicos, autoridades etc., tanto locais quanto de outras cidades) para defender a causa, esclarecer e contar experiências sobre assuntos pertinentes, como cidades humanizadas, benefícios da bicicleta e outros que sejam positivos para a campanha. Use o modelo de arte para live/webinar da UCB. Não esqueça de fazer uma boa divulgação, com no mínimo 48 horas de antecedência. As ferramentas gratuitas e mais populares para lives, atualmente, são:
- Instagram: é o mais fácil e acessível, mas seu tempo é limitado, com duração de 40 a 60 minutos, e só é possível exibir uma pessoa por vez. Além disso, é necessário, após o encerramento, baixar o vídeo no aplicativo IGTV para que a live fique disponível e salva . Para saber mais, leia este tutorial ou aproveite esta busca no Google.
- Youtube: é possível fazer uma conversa com mais de uma pessoa e transmitir diretamente no canal (conta) da organização no Youtube. Para a geração da transmissão é necessário utilizar um aplicativo de reuniões online – recomendamos o Jitsi.Meet, por ser gratuito e fácil de operar. Para saber mais, leia este tutorial ou aproveite esta busca no Google.
- Facebook: para saber mais, leia este tutorial ou aproveite esta busca no Google.
- Pressão virtual: existem diversas formas de gerar grande quantidade de manifestações pela internet, dentre as quais destacamos:
- Envio de e-mails: faça uma lista de e-mails de dirigentes municipais e prepare textos para serem copiados e enviados pelos internautas (pode ser o texto das Propostas para o Município Enfrentar a Pandemia com a Bicicleta).
- Tuitaço (ou twittaço), ou manifesto em massa no Facebook ou Instagram: organize e agende campanhas de postagens com hashtags da campanha. Para saber mais, leia este tutorial ou aproveite esta busca no Google..
COLABORE COM ESTE MANUAL E COM A CAMPANHA
- Escreva para a Coordenação Nacional compartilhando ideias e descrevendo ações que deram bom resultado para serem replicadas por outras organizações participantes da campanha.
- As contribuições recebidas serão acrescentadas a este Manual e enviadas para as demais organizações participantes da campanha.