Aqui as organizações participantes encontrarão informações adicionais, modelos e demonstrações de documentos, ilustrações, releases e outros materiais para serem usados na campanha.
Informações gerais
- Calendário eleitoral – Esteja atento para não perder os prazos!
- Orientações aos candidatos e candidatas – O que podem fazer os candidatos nas cidades onde não haja uma organização da sociedade civil desenvolvendo a campanha Bicicleta nas Eleições
Mensagens de orientação
- 1 – Orientações iniciais: Ações iniciais; divulgação do início da campanha começou; onde encontrar os materiais de apoio
- 2 – Convidem outras cidades: Orientações para convidar organizações de ciclistas de cidades vizinhas para elaborarem a campanha em suas cidades
- 3 – Comunicação da campanha: Hashtags, instagram, citação da UCB e clipagem
- 4 – Criação e manutenção de página na internet: Conteúdo da página, locais de hospedagem da página, modelos e exemplos
- 5 – Conhecendo melhor os materiais de apoio da campanha #BicicletanasEleições: Onde estão e quais são os materiais de apoio
- 6 – Quais problemas queremos solucionar nos próximos quatro anos?: Como identificar as demandas para a bicicleta e elaborar as propostas para os candidatos
- 7 – Compreendendo melhor o cenário e desenvolvendo possibilidades de ações coletivas: Mapa de atores e ações a serem executadas
- 8 – Aproveitem as iniciativas de outras instituições para inserir a ciclomobilidade: Sensibilizar outras instituições e outros setores sociais para adotarem a pauta da bicicleta; busca de apoios
- 9 – Como agir com as candidatas e candidatos que nos procuram: Exemplo de resposta a ser dado a candidatas e candidatos que nos procuram buscando algum apoio
- 10 – Identificando e contactando candidatas e candidatos: Como saber quem são e chegar perto das pessoas que se dispuseram a ocuparem o cargo máximo das nossas prefeituras
- 11 – Mais dicas/sugestões sobre a comunicação da Campanha: Orientações adicionais; mosaico de comunicação; clipagem de imprensa e uso das redes sociais em tempo real
- 12 – Tipo, conteúdo e forma da Carta Compromisso: Orientações sobre a estrutura do texto, formatação, disposição das propostas, apresentação da Carta etc.
- 13 – O que podemos perguntar às candidatas e candidatos? Dando vida à Carta Compromisso!: Exemplos de perguntas que podem ser feitas às candidatas para fomentar a discussão local.
- 14 – Como entregar a Carta Compromisso para os candidatos/as?: Buscando os contatos, modelos de Ofício para entregar a Carta, registro e comunicação com a imprensa
- 15 – Sensibilizando eleitores: Mensagem para sensibilizar a população a votar em quem escolhe temas como urbanização, ambiente sustentável e, claro, bicicleta para se comprometer
- 16 – Buscando apoios para a realização da campanha na minha cidade!: Ter mais parcerias na realização da campanha é fundamental! Saiba como ir atrás delas
- 17 – Identificando e entendendo os Programas de Governo…O que é isso? Como fazê-lo?: Como avaliar e como aproveitar e os programas de governo dos candidatos para a interação com os mesmos
- 18 – Ações da campanha para o segundo turno: Para as cidades onde há segundo turno, indicações de procedimentos e sugestões de abordagens
- 19 – Abordagens finais no segundo turno: aproveitando o Habitat III e os programas de governo: Para sensibilizar os eleitores e para comunicar-se com os candidatos/as
- 20 – Caminhos que podemos seguir na transição de governo: Propostas de atividades e abordagens sobre os candidatos eleitos antes dos mesmos tomarem posse
- 21 – Novo governo, novos vereadores e uma mesma agenda: a bicicleta! : Subsídios para iniciar um novo ciclo de governo já em contato com quem foi eleito.
Elaborando as Propostas e Cartas Compromisso
- Cartas Compromisso – Eleições municipais 2008 e 2012 – Ao Executivo – Textos dos documentos elaborados por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
- Cartas Compromisso – Eleições municipais 2008 – Ao Executivo e Legislativo – Textos dos documentos elaborados por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
- Cartas Compromisso – Eleições municipais 2016 – Ao Executivo e Legislativo – Textos dos documentos elaborados por organizações de ciclistas neste ano
- Pesquisas e levantamentos para elaboração das propostas para as Cartas Compromisso – Exemplos de pesquisas realizadas por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
Contactando as candidatas e candidatos
- Modelo de Ofício para entregar Carta-Compromisso para candidatos a prefeito e prefeita
- Modelo de Ofício para entregar Propostas para candidatos a prefeito e prefeita
- Modelo de ofício para entregar Propostas para candidatas e candidatos a vereança (para diretórios)
Outras ações
- Exemplos de entrevistas com candidatos e candidatas a prefeito e prefeita – Questionários e respostas dos candidatos em campanhas anteriores
Ampliando o debate na sociedade
- Mapa de atores | Como fazer – Para que serve – Rodas da Paz, 2016
- Exemplo de formulário para recolhimento de apoios de instituições sociais
- Exemplo de Abaixo-Assinado para buscar apoios de eleitores – Modelo usado na campanha presidencial de 2014, elaborado pela UCB na plataforma change.org.
- Mais duas plataformas para abaixo-assinados: Abaixo-Assinado.Org e Petição Pública
- Saiba mais sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana: www.bicicletanosplanos.org
Comunicando com a imprensa
- Dicas para uma boa redação/comunicação escrita
- Modelo de Release 1 – Lançamento da campanha na cidade
- Modelo de Release 2 – Campanha ganha força antes das convenções partidárias
- Modelo de Release 3 – Vantagens da Bicicleta para a sociedade
- Modelo de Release 4 – Entrega da Carta para os candidatos/as
- Modelo de Release 5 – Demonstra as vantagens do uso da bicicleta para os candidatos
- Modelo de Release 6 – Divulgação da entrega e assinatura da Carta compromisso
- Modelo de Release 7 – Divulgação dos candidatos que assinaram a Carta compromisso
- Modelo de Release 8 – Divulgação dos candidatos que NÃO assinaram a Carta Compromisso
- Modelo de Release 9 – Continuidade da campanha no 2º turno
- Modelo de Release 10 – Bicicleta e Habitat III e ODS
- Modelo de Release 11 – Ações sobre a transição de governo
Usando o Facebook
- Modelos genéricos para postagens para Facebook – Planos de fundo, modelos de postagens, capas e avatares
- Orientações para usar os materiais gráficos abertos da campanha – Como editar os arquivos em PPT
Sensibilizando os eleitores
- Modelo de postagem “Procura-se candidato/a” – Arte e texto para “Procura-se candidato/a comprometido com a mobilidade urbana por bicicleta”
- Banners “Vantagens da Bicicleta – Imagens para divulgação nas redes sociais para mostrando motivos para os eleitores votarem nos candidatos que apoiam a bicicleta (acesse também os textos para as postagens no Facebook e divulgue a publicação com toda a série, em PDF)
- Banner Contagem regressiva – Imagem JPG, fechada, nacional
- Banner Contagem regressiva – Imagem PPT, aberta, para adaptar a cada cidade
- Banner “Quero que candidato vá votar de bicicleta” (versões Masculina e Feminina) – 1º e 2º Turno)
- Banner “Eu irei votar de bicicleta” (1º e 2º Turno)
- Banners “Propostas dos Candidatos 2º Turno”: Documento PPT aberto, para fotos redondas e para fotos quadradas
- Banners “Bicicleta no Habitat III”: versão simples e versão “Agenda Urbana“
- Banner “Bicicleta e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
- Banner “Candidatos que tem propostas para bicicleta” no 2º turno: Documentos PPT, abertos, em 3 versões: 2 candidatos tem propostas, 1 candidato tem propostas e nenhum candidato tem propostas
- Banner “Quero que o prefeito eleito vá tomar posse de bicicleta” (Versões Masculina e Feminina – Diversos tamanhos)
Modelos de documentos com imagem da campanha
Materiais gráficos
- Logo da campanha – Diversos formatos gráficos
- Logo da UCB – Diversos formatos gráficos
- Fontes usadas nos materiais gráficos
- Banner e Folheto de divulgação da campanha
- Infográfico “Resultados Preliminares da campanha”
Clique aqui para voltar ao menu de Como Fazer.
Link para esta página.
.