Propostas para candidatos e candidatas a prefeito/a

Este é o componente central da Campanha Bicicleta nas Eleições. Consiste na elaboração de um conjunto de propostas claras e objetivas para que a bicicleta seja colocada nos Planos de Governo dos candidatos a prefeito/a.

É conveniente elencar tanto propostas práticas e pontuais, para resolver problemas mais urgentes, quanto propostas estruturantes e de médio e longo prazos, para garantir a continuidade e a consolidação das mesmas enquanto políticas públicas.

Para a elaborar as propostas para os candidatos, sugerimos alguns passos:

  • Elaborar as propostas sob coordenação do Grupo de Trabalho local, através de reuniões ou outros meios de interação
  • Consultar ciclistas e/ou  especialistas do setor, o que pode ser feito mediante um formulário na internet. Exemplos:
    Este exemplo, mais simples
    Este exemplo, mais completo, elaborado pela Mobicidade Salvador nas eleições 2012, que aborda diretrizes
    Este exemplo, também bem completo, elaborado pela Ciclocidade de São Paulo, com mais de 1.000 respostas
  • Tomar por base e exemplo as propostas já elaboradas por organizações de ciclistas nas suas respectivas cidades nas eleições anteriores.

Para interagir com os candidatos, sugerimos uma das seguintes formas:

  • Carta Compromisso: é a mais recomendável, porque, se assinada pelo candidato, gera um compromisso da candidata e aumenta a repercussão durante a campanha e o interesse da imprensa. Além disso, em caso de vitória do um candidato que se comprometeu, estabelece-se um vínculo com o futuro prefeito
  • Carta Proposta: é a forma mais simples, consistindo apenas na entrega das propostas para os candidatos, sem buscar o compromisso dos mesmos

Independentemente da forma de interação com os candidatos, é fundamental observar a imparcialidade e a transparência no processo. Atente para os direcionamentos abaixo:

  • É necessário entregar as propostas para todos/as os candidatos/as, de todos os partidos/coligações, para que os ciclistas não percam a credibilidade política na sua cidade
  • Sugere-se que as propostas sejam entregues formalmente, ou seja, mediante ofício e com protocolo de recebimento por parte da assessoria de cada candidato (veja aqui modelos de ofício para fazer isso)
  • Se possuir uma página na internet, é importante também informar quais candidatos receberam as propostas

Uma vez entregues as propostas para os candidatos, é necessário manter contato frequente com os mesmos e com suas assessorias para convencê-los a incorporarem a bicicleta nos seus programas.

As ocasiões de entrega das propostas aos candidatos e de eventual assinatura de compromisso por parte dos mesmos podem ser exploradas de forma a potencializar sua repercussão e vínculo. Veja nossas sugestões:

  • Pedalada com o candidato e seus assessores – A Ciclocidade de São Paulo/SP teve sucesso com alguns candidatos, conforme este exemplo, nas eleições 2012
  • Reunião, com registro fotográfico e filmagem – A Cicloiguaçu, de Curitiba/PR, emplacou também emplacou diversas reuniões nas eleições 2012, conforme este exemplo
  • Comunicação prévia ou matérias posterior para a imprensa – Se houver agendamento da reunião, o Grupo de Trabalho pode estimular a presença da imprensa. Ou pode, posteriormente, enviar release descrevendo o fato

E, é claro, os resultados da Campanha Bicicleta nas Eleições devem ser publicados: informar a lista dos candidatos que assinaram a Carta Compromisso, bem como se houveram alterações ou adaptações nas propostas originais (caso as regras definidas pelo Grupo de Trabalho permitam adaptações). Tal publicação (e divulgação ampla) terá o poder de instigar os candidatos que não se comprometeram a também fazê-lo.

 

Clique aqui para acessar os Materiais de Apoio.

Clique aqui para voltar ao menu de Como Fazer.

 


 

Propostas para candidatos e candidatas a vereador/a

Tendo em vista que o poder legislativo tem forte influência sobre as políticas públicas e pode ele mesmo implementar propostas, é conveniente elaborar propostas também para as candidatas e candidatos à vereança – as quais, em muitos casos, são apenas uma variação adaptada das propostas aos candidatos ao poder executivo (a Carta elaborada pela ViaCiclo em 2008 era única, para os candidatos aos dois poderes).

Para a elaboração das propostas aos candidatos a vereador/a (tanto no modelo Carta Proposta quanto no modelo Carta Compromisso), o processo e recomendações são as mesmos que para os candidatos a prefeito/a. A diferença é que as propostas devem ser entregues em todos os diretórios dos partidos políticos que possuem candidatos a vereador/a e não nos comitês de campanha. Isto porque a maior parte das cidades possui entre dezenas e centenas de candidatos ao poder legislativo, sendo difícil alcançar diretamente todos eles.

Carta aos candidatos/as a vereador/a também pode estar disponível para ser acessada pelos mesmos no site da sua campanha Bicicleta nas Eleições local.

 

Clique aqui para acessar os Materiais de Apoio.

Clique aqui para voltar ao menu de Como Fazer.

Link para esta página.

 

.