O diálogo com candidatos e candidatas é condição sine qua non para obter êxito na assinatura do documento por meio do qual eles e elas se comprometem com a mobilidade urbana. Mas de que mesmo ele é construído?

Vinculado especificamente a propostas para a ciclomobilidade, a Carta Compromisso, ou qualquer que seja o formato escolhido, merece cuidado em sua elaboração. Confira, então, as dicas para organizar  as pautas, em geral, pensadas coletivamente, para pleitear junto aos que concorrem no próximo mês de julho!

Tipo de Carta

Apesar de preferirmos o primeiro, notamos que o documento a ser elaborado e a ser entregue aos candidatos/as pode ser de dois tipos:

  • Carta Compromisso: visa a assinatura, pelos candidatos/as, sob a mesma, assumindo o compromisso com a execução das propostas caso eleitos/as; é a mais recomendável, porque, aumenta a repercussão e o interesse da imprensa durante a campanha; além disso, estabelece-se um vínculo com o futuro prefeito
  • Carta Proposta: é a forma mais simples, consistindo apenas na entrega das propostas para os candidatos, sem buscar o compromisso dos mesmos

Estrutura da carta

O formato ‘clássico’ de documentos dessa natureza possuem suas seções, encadeadas:

  • Justificativa: indica a motivação e contém dados e informações sobre a realidade atual, elencando os benefícios das propostas que serão apresentadas; esta parte da Carta geralmente começa com “Considerando que”. Neste exemplo tal formato está bem delineado; já neste exemplo as justificativas estão expostas de forma mais textual.
  • Transição: é conveniente que entre a Justificativa e as Propostas haja um parágraç
  • Propostas: contém as propostas, as demandas, as solicitações que são dirigidas aos candidatos; é conveniente que as propostas sejam apresentadas com um texto indicativa de assunção de compromisso, tal como “assumo o compromisso, caso eleito, com as seguintes propostas”
  • Na apresentação da carta em PDF inserir espaço próprio para assinatura: ao final, deve haver um espaço para que o candidato informe seu nome, partido, número e assine a Carta.

Alvo da Carta

As políticas públicas de mobilidade são definidas tanto no poder executivo, quanto no poder legislativo. Portanto, caso seja possível, as organizações locais devem redigir propostas também para os candidatos/as a vereador/a.

Neste sentido, podem ser elaboradas uma ou duas Cartas, neste sentido:

  • Duas Cartas, uma para cada poder: é o modo preferencial; elaborar uma Carta para os candidatos a vereador/a e outra para os candidatos a prefeito/a; a Carta que pode ter a mesma Justificativa para ambos poderes, mas as propostas precisam ser ou diferentes, ou adaptadas
  • Uma Carta Unificada: procurar, no texto, envolver tanto propostas para os candidatos a prefeito/a, quanto para os candidatos vereador/a; se este formato for escolhido, deve-se tomar bastante cuidado com os termos de forma não misturar as competências de cada poder; ainda que não recomendável, apresentamos este exemplo de Carta Unificada.

Design e apresentação

A Carta é mais do que um texto, é uma ação social e precisa ter boa visibilidade. Para que a mesma tenha clareza e também seja atraente, considerem as seguintes dicas:

  • Distinguir bem a Justificativa das Propostas
  • Dispor o texto da Carta em página ou postagem do seu sítio ou blog, para facilitar a leitura
  • Preparar uma versão da Carta em PDF para ser entregue formalmente aos candidados e distribuída para a imprensa; nesta versão, recomendamos
  • No topo, apresentar a logomarca da/s organização/ões (instituição, associação, coletivo, grupo) que está desenvolvendo a campanha
  • A logomarca da campanha Bicicleta nas Eleições pode ser colocada no cabeçalho ou no rodapé
  • Fica a critério dos organizadores inserir a logomarca da UCB na Carta
  • Utilize uma letra (fonte) em estilo e tamanho compreensíveis

Conteúdo da Carta

Já falamos que ela deve conter uma Justificativa: elenquem elementos que possam convencer tanto os candidatos, quanto ajudar a sensibilizar os eleitores;

Quanto às propostas, é conveniente que elas sejam realizáveis e contemplem:

  • Itens estruturantes, capazes de formar políticas públicas a longo prazo
  • Solicitação de orçamento, pois sem ele nada sai do papel
  • Medidas infraestruturais, educativas e fiscalizatórias
  • Medidas de fortalecimento da gestão, como departamento administrativo e servidores públicos
  • Medidas de fortalecimento da gestão popular, como a criação de conselho de mobilidade com atribuições para o ciclismo e com participação de ciclistas

Para saber mais

Para mais informações sobre a elaboração da Carta, sugerimos que leiam atentamente a página ‘Propostas para Candidatos’.

Fornecemos, acima, alguns exemplos de Carta. A seguir, vejam todas as que temos disponíveis:

Bem, por enquanto é isso. Cada organização local tem uma capacidade distinta e conhece sua realidade melhor do que ninguém – e portanto decidirá como poderá agir. Mas é bom ter em mente que quanto mais bem elaborada for a Carta, melhores serão os resultados da campanha.

Lembrem-se de levar em conta os problemas locais e as soluções que vocês construírem a partir da situação do seu município.