Comunicação com a imprensa
O poder de influência dos veículos de comunicação de massa e da imprensa em geral precisa ser explorado no processo eleitoral. Parte do sucesso da campanha Bicicleta nas Eleições consiste na capacidade do Grupo de Trabalho de pautá-la. Para conseguir realizar isso de forma eficiente, entre outras atividades, sugere-se:
- Levantar e manter banco de dados de contatos com a imprensa, identificando os editores de cada veículo – ver este exemplo. Seja objetivo: escolha dois ou três veículos locais e foque nas editorias de Cidades (ou Cotidiano), Política e Online. Consiga também o contato de uma das produtoras de rádio e de TV – duas ou três são suficientes)
- Definir os temas a serem abordados em cada intervenção junto à imprensa, por exemplo:
– Informando que todos os candidatos que já receberam as propostas - – Noticiando que os ciclistas elaborarão Carta Compromisso
– Informando quais candidatos já assinaram o compromisso
– Divulgando outras matérias a respeito do benefício das bicicletas etc. - A depender do fluxo de informações, duas pautas por semana, no máximo, são suficientes – pela manhã é o melhor período/às segundas e quartas são os melhores dias
- Elaborar modelos de release: AQUI você encontra um modelo que pode ser usado e adaptado. A forma de apresentação de um release importa no maior ou menor acolhimento por parte das editorias (veja abaixo orientações para redigir bem um release)
- Veja aqui modelos de release para a campanha Bicicleta nas Eleições
Para a redação de releases, os Grupos de Trabalho podem considerar o seguinte:
- Redigir o texto como uma matéria pronta, porque muitas vezes alguns veículos de comunicação, especialmente os eletrônicos, publicam o release na íntegra, como um matéria jornalística
- Primar pela coerência e coesão textual
– Faça uma breve introdução, saudando o interlocutor pelo nome em cada envio e procure não deixar claro demais o caráter de reprodutibilidade do conteúdo
– Lembre-se de enviar uma foto em boa qualidade (mais de 1MB) junto ao release - É sempre importante fazer o follow-up/acompanhamento após (não antes) do envio de email. Seja sucinto na defesa das suas pautas e preze sempre pela conveniência – os editores são, em geral, muito ocupados. Telefone é coisa rápida
- Em seus contatos, pergunte se o editor usa o Telegram. Informe que nós temos um canal de notícias nesta plataforma. Podem render notinhas
- Por fim, à medida que for ganhando “a confiança” do editor, pergunte se há um repórter na equipe dele a quem você possa se reportar (isso pode dar fluxo às suas demandas e, assim, fazer estabelecer contatos mais amplos)
- Veja aqui algumas dicas adicionais para redigir um bom release para a imprensa
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