O Projeto Ciclos, da Universidade Federal do Cariri, e a Associação Caririense de Ciclismo (ACACI), com o apoio da Pró-reitoria de Cultura da UFCA (PROCULT) e outras instituições locais, apresentam no próximo dia 21, quarta-feira, às 19 horas, no auditório do Instituto Federal do Ceará, em Juazeiro do Norte, a carta compromisso da campanha Bicicleta nas Eleições.
A iniciativa, promovida pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), busca fomentar o discurso e os projetos/planejamentos que envolvem a ciclomobilidade nas cidades. Baseia-se em experiências realizadas em eleições municipais e na campanha à Presidência da República em 2014.
A ação em Juazeiro do Norte, que acontecerá também em mais de 50 cidades brasileiras,  terá como objetivo estabelecer diálogo com candidatos ao Executivo e Legislativo municipais acerca de projetos e iniciativas em mobilidade urbana.
Entre as propostas que serão lançadas aos candidatos estão a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU); a criação de redes de integração de ciclovias nos terminais de ônibus e estações de metrô; criação e fomento de projetos e campanhas educativas nas escolas e para a população de Juazeiro acerca do tema e a criação do Departamento de Transporte Não-Motorizado dentro da Secretaria de Meio Ambiente com dotação orçamentária própria.
Todas as propostas que serão apresentadas durante o encontro foram discutidas e elaboradas coletivamente durante reunião realizada no último dia 12, no SESC Juazeiro do Norte.
Fonte: Universidade Federal do Cariri