A Campanha Bicicleta nas Eleições, desenvolvida pela UCB e promovida em mais de 50 cidades brasileiras, traz materiais que ajudam a sociedade civil interessada em transformar pautas da população em compromisso dos que disputam as eleições do próximo dia 2.

Com a aproximação do dia da votação, candidatos e candidatas entram na reta final das eleições 2016. Neste período, é comum que organizações da sociedade civil redijam e entreguem propostas a serem colocadas em prática pelos gestores municipais durante os próximos quatro anos. Pensando em facilitar a sistematização do rol de prioridades da população dedicada a atividades como esta, a Campanha Bicicleta nas Eleições, desenvolvida pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), disponibiliza em seu site um passo a passo de como elaborar e entregar o documento aos políticos que concorrem no próximo dia 2.

Idealizada para tornar a mobilidade urbana por bicicleta compromisso dos eleitos e eleitas neste pleito e desenvolvida por mais de 50 cidades das cinco regiões brasileiras, a Campanha espera com a iniciativa apoiar, principalmente, organizações que tenham pouca ou nenhuma experiência com demandas como esta. Localizadas na aba “Como Fazer”, as instruções vão de itens como formas eficazes de aumentar a participação dos cidadãos e cidadãs na construção das pautas – a exemplo da criação de formulários virtuais – ao contato com os candidatos e candidatas para a ratificação dos comprometimento.

Tipo, conteúdo e forma da Carta e O que podemos perguntar a candidatas e candidatos são alguns dos textos que trazem essas orientações. Na página virtual, é possível acessar também outros conteúdos (maneiras de angariar apoio, sensibilizar eleitores – entre outros) que, embora estejam voltados para as assessoradas da Campanha, são adaptáveis para outras temáticas. O serviço é gratuito.

Confira a lista completa das capitais e municípios que aderiram à Campanha aqui.

 

.