A Campanha Bicicleta nas Eleições, iniciativa da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e apoiada pelo Itaú, segue com suas atividades durante o período que antecede o segundo turno do pleito de algumas cidades brasileiras. Aracaju, Maceió, Belém, Juiz de Fora e Porto Alegre são alguns dos municípios que continuam a realizar a campanha nacional nos próximos dias.

Com o objetivo de incluir a mobilidade urbana por bicicleta nas pautas de candidatos e candidatas às Eleições 2016, a Campanha, lançada em junho deste ano, contou com a participação de 55 cidades das cinco regiões do País. Elas enviaram a Carta-compromisso, em que constam itens como integração intermodal, infraestrutura adequada e comprometimento orçamentário, aos concorrentes locais, a fim de que, uma vez assinada, as propostas nela contidas passam a constar nos planos de governo dos vencedores.

De acordo com levantamento feito pela equipe de coordenação da Campanha, até 5 de setembro, mais de 30 Cartas haviam sido elaboradas e deste total aproximadamente 65% entregues. O desafio para o segundo turno é fazer com que os 50% de candidatos e candidatas que não ratificaram o documento assinem, já que o restante (50%) firmou compromisso.