BiciE_icone1-01Olá!

Já parou para pensar em maneiras de identificar e se aproximar das candidatas e candidatos das eleições municipais de sua cidade? Com o início oficial da disputa a partir do último dia 16, que tal ficar atenta/atento a alguns passos que podem ajudar nesta tarefa?! Vamos lá.

MAPEANDO FICA MAIS FÁCIL

Você pode começar pela consulta a uma das áreas do site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, onde fica concentrada a lista de candidaturas homologadas. Nela, constam os nomes que preencheram os requisitos previstos no Código Eleitoral e nos dispositivos legais que versam sobre as condições necessárias para concorrer ao pleito do próximo dia 2 de outubro.

Próximo passo? Mapeie o histórico político das candidatas e dos candidatos, quais suas bandeiras e, sobretudo, o que pensam sobre a mobilidade urbana, especialmente por bicicleta. Para isso, busque também na mídia, no site do TSE e nas plataformas virtuais do próprio político informações como em quais partidos ele já esteve. Não se esqueça de pesquisar se está licenciado de algum cargo eletivo, já esteve envolvido em algum esquema de corrupção, tem processos em seu nome, entre outras informações semelhantes.

À medida em que coletar esse material, organize-o, por exemplo, em uma planilha de Excel ou GoogleDrive, de forma que isso lhe possibilite uma compreensão sistêmica do quadro eleitoral no seu município.

ONDE ATUA? É IMPORTANTE!

Se é importante perguntar sobra a(s) área(s) de atuação? Claro! Querer concorrer à vaga de chefe do executivo municipal ou mesmo a uma cadeira na Câmara dos Vereadores traz consigo uma necessidade de conhecimento sobre todos os aspectos que dizem respeito à cidade. Assim, veja em quais ela tem mais conhecimento, habilidade: se por acaso constatar proximidade com a mobilidade urbana, questões ambientais, urbanismo, pode ser que o contato seja mais fácil.

Com esse processo, você poderá ter uma visão geral de quem são as pessoas que estão na disputa eleitoral e quais caminhos seguir. É fundamental ter essa lista, uma vez que as táticas que você usará para chegar até os candidatos e candidatas mudará bastante, já que elas estão diretamente ligadas à forma como cada um dos concorrentes lida com os segmentos citados acima.

AGORA É PRA VALER!

Foi dada a largada. Ufa! A conexão inicial deve ser realizada por meio dos diretórios. Nem sempre conseguimos contato direto com quem manda. Saber quem está fazendo os programas de governo e coordenando a parte da articulação local das candidatas é fundamental para que consigamos ter mais acesso à parte do conteúdo da campanha. Logo que possível, envie um e-mail padrão a diretórios ou comitês de campanha informando que você está ciente da candidatura da pessoa relacionada àquele partido. Marcar essa presença é importante.

No e-mail, tente propor reunião e adiante a pauta que você quer discutir. Lembre-se de levar o Levantamento Situacional (aqueles 16 pontos) da cidade, caso vocês o tenham feito, e outros dados importantes para mostrar que você tem conhecimento e informações sobre a causa.

Houve resposta positiva? Comunique em todos os lugares possíveis (mídias sociais, mídia tradicional, site, etc) que você terá esse encontro (diga a data e horário combinados). Tenha muito clara qual a demanda será levada para a reunião, baseada, claro, no que sugeriu inicialmente. Exemplo: assinatura da carta compromisso, inclusão de conteúdo no Programa de Governo, marcação de uma pedalada pelo município, etc.

Monte um pequeno comitê para estar presente neste momento e converse sobre o que é mais importante a ser discutido. Elenque responsáveis para fazer algumas perguntas básicas e alguém para, se preciso, mediar a reunião. Antever os cenários da reunião (positivos e negativos) é uma boa opção. Se possível, faça registros para publicar depois, juntamente com um relato. É possível – e interessante – realizar entrevistas estruturadas com as candidatas e candidatos (com as mesmas questões para todo mundo, sempre) e divulgar nas suas mídias.

Não perca o time! Publique tão logo possível o resultado da reunião em suas mídias sociais, site, imprensa, etc.

O feedback do email não foi legal?! Pense e desenvolva táticas para que essa pessoa lhe receba. Alguns exemplos? Leia as sugestões abaixo e fique à vontade para tocar da forma que lhe for mais conveniente.

  •         Junte pessoas e inunde as mídias sociais da candidata com mensagens padrões chamando ela para uma conversa. Faça o mesmo com o e-mail da campanha. Exemplo: “FULANA, queremos falar sobre sua agenda para a #BicicletaNasEleições. Tenho total interesse em saber o que você fará para tornar São José do Rio Preto e Branco uma cidade mais amiga da bicicleta!”;
  •        Coloque uma faixa enorme em frente ao comitê eleitoral da candidata. Tire fotos e poste em suas mídias sociais. Mande para a imprensa;
  •        Faça uma pedalada beeem divertida e barulhenta para o local do comitê. Atente-se para não desrespeitar a vizinhança;
  •       Junte um monte de amigos e entupa a caixa de correios do comitê com ‘cartinhas’ bonitinhas e minimamente padronizadas com a mensagem que vocês querem passar;
  •        Faça uma projeção de um filme qualquer sobre bicicletas perto do comitê (dá mais trabalho, mas pode ser legal). Não esqueça a pipoca;
  •        Promova um happy hour com mesinhas e cadeiras ou com todo mundo de pé em frente ao comitê. Uma festa é sempre uma boa atração e um bom momento de discutir;
  •        Reúna entusiastas da causa e protocole dezenas, centenas de ofícios no comitê com o mesmo teor;
  •        Use lambe-lambe próximo ao comitê (atenção, nem todo mundo gosta dessa tática);
  •         Faça um escracho fofo no comitê: um coral, uma serenata ou um teatro com artista locais podem ser boas opções.

POXA…NÃO ESTÁ ROLANDO

Que tal listar o nome das candidatas e candidatos que não estão te recebendo/apoiando e jogar nas mídias sociais, de preferência com uma foto delas/deles. Faça barulho com isso: pressão em época de eleição é uma ferramenta importantíssima.

Se, por outro lado, você já tiver tido contato ou não com as pessoas que estão concorrendo ao pleito, outra opção é fomentar debates ou rodas de conversa, individual ou coletivamente (preferencial, mas mais complicado), com elas. Se optar pela individual e alguma candidata aceitar, dê visibilidade e chame as demais para fazer o mesmo. Pode ter um efeito cadeira interessante.

SEM ESQUECER DO QUE É TÃO IMPORTANTE!

Ah! Tão importante quanto todos os passos indicados é usar #BicicletanasEleições em suas postagens. Entretanto, não deixe de criar uma hashtag local. Lembre-se, sempre, de manter a imparcialidade. Acima de tudo e sempre! Nesse período, os ânimos estão exaltados e ações podem aparentar tender para um lado X, Y ou Z. Por mais que você tenha simpatia com um dos candidatos e candidatas, mantenha a mesma postura e atente sempre para a ética.

É fundamental para nossa bandeira eleitoral nessa campanha ganhar bastante visibilidade e legitimidade. Além, claro, de resguardarmos nossos movimentos, grupos e instituições.

Redação Bicicleta nas Eleições