Ciclistas fazem carta de compromisso para candidatos da capital. Eles defendem ampliação de ciclovias e debates com futuros gestores

Integrantes de associações de ciclistas de Maceió lançaram, na noite desta terça-feira (09), a campanha ‘Bicicleta nas Eleições’ para discutir, junto aos candidatos que disputam vagas na prefeitura e na câmara da capital alagoana, propostas que contemplem o uso de bicicletas nos projetos de mobilidade da cidade.

Na solenidade, que aconteceu na praça Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, foi lida a Carta de Compromisso que será entregue aos candidatos e aberta uma urna para que a população contribua com sugestões para melhorar a mobilidade da capital alagoana.

“A campanha é parte do movimento nacional que defende a inclusão da bicicleta nas políticas públicas. Acreditamos que uma cidade pensada para mobilidade com bicicleta é mais inclusiva, saudável e propensa para redução de mortes no trânsito”, disse a ciclista Juliana Agra.

Entre uma das principais propostas da Carta de Compromisso está a ampliação de ciclovias na capital alagoana, que hoje está restrita a 41 km. “Para que Maceió seja uma cidade mais segura para o ciclista o ideal é que a malha mínima chegue a 200 km. Porém, queremos que os candidatos se comprometam ao final do próximo mandato a estender ciclovias por no mínimo 100 km em Maceió”, completou Juliana Agra.

Alexandre Américo, 32, utiliza a bicicleta como principal meio de locomoção há 4 anos e fala do despreparo da capital alagoana em lidar com seus ciclistas. “São pedaços de ciclovia, ela não é contínua. Isso força o ciclista a se arriscar e dividir as avenidas com os carros. Além disso, os próprios pedestres não respeitam a ciclovia” explica Alexandre.

Diante das dificuldades, Rafaella Mota, 30, pedala há apenas 3 meses e só anda em grupo. “Eu prefiro pedalar em grupo, porque me sinto mais segura. Ainda tenho receio de ir sozinha por causa dos acidentes e da violência. Eu já pensei em fazer pequenas distâncias sozinha, mas acabei desistindo por medo” conta Rafaella.

Fonte: G1

Link