A União de Ciclistas do Brasil (UCB) lançou a campanha “Bicicleta nas Eleições”, visando apoiar representantes de organizações de ciclistas a pautarem os candidatos ao legislativo e ao executivo municipais das eleições deste ano.
O programa nasceu do projeto do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas (GT Políticas Públicas) da UCB, baseado em experiências anteriores muito proveitosas e já conta com a adesão de 26 munícipios, estando nas cinco regiões do país, alguns são: Manaus, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre.
Em suma, a função da campanha é dar suporte aos representantes de organizações de ciclistas de todo o Brasil, no que diz respeito à elaboração de propostas para serem entregues aos candidatos e candidatas, à comunicação com a imprensa, à busca de apoio de organizações sociais e à sensibilização dos eleitores – tudo de acordo com a capacidade de atuação local, como conta o site do projeto.
Nas últimas eleições em São Paulo, por exemplo, entidades cicloativistas fizeram com que todos candidatos à Prefeitura assinassem carta de compromisso com a mobilidade em bicicleta. O vencedor do pleito, Fernando Haddad (PT), levou a cabo a promessa de instalar 400km de malha cicloviária na capital paulista e, hoje, ciclistas têm reuniões regulares com o poder público para apresentar demandas e indicar caminhos.
O cadastro é aberto para representantes de coletivos de todo o Brasil e, para entrar nessa, basta acessar a página de inscrição, preencher alguns dados e, depois disso, sua cidade também estará participando desse compromisso social e político.
Fonte: Bike é Legal
Link: http://bit.ly/291pmYL