Associação Ciclomobilidade venceu edital nacional da União de Ciclistas do Brasil

Crédito: Ciclomobilidade

Os candidatos nas eleições municipais de 2016 terão mais um desafio em Maceió: encarar a cobrança popular pela inclusão da bicicleta nas políticas públicas de mobilidade. A Ciclomobilidade – Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió vai elaborar, entre outras ações, uma carta de compromisso para ser assinada pelos candidatos aos cargos de prefeito e de vereador na capital alagoana.

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Bicicleta nas Eleições”, da UCB – União de Ciclistas do Brasil, que lançou um edital público com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.

“Será mais um passo importante na cobrança por políticas públicas de mobilidade. Esperamos que todos os candidatos possam assinar a carta, o que mostrará compromisso com um trânsito mais seguro e uma cidade cada vez melhor para todos”, diz Juliana Agra, integrante da Ciclomobilidade.

A campanha nacional busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte e de contribuir para o fortalecimento da rede de movimentos e instituições cicloativistas. O edital oferece auxílio financeiro de R$ 3.000,00 para cada entidade participante da campanha.

Mapa cicloviário

Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade vem desenvolvendo uma série de ações para cobrar políticas públicas que tragam segurança aos ciclistas de Maceió. No dia 29 de maio, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 Km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41Km. Veja o mapa aqui:http://www.ciclomobilidade.org/mapacicloviariomaceio

Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. A próxima contagem será feita na Via Expressa, no mês de junho.

Fonte: Alagoas 24 Horas

Link: http://bit.ly/1PfUvtS