Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito
A publicação “Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito” é de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil e está disponível para download de forma gratuita nos sites do Instituto e
da UCB, a partir de fevereiro de 2023. O texto é fruto do relatório de pesquisa no âmbito do projeto Vias Seguras, coordenado pela UCB.
“Caminhos para readequação de velocidades no Brasil” é resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Multiplicidade no âmbito do Vias Seguras e revela dados alarmantes sobre velocidade no trânsito. No texto estão mensurados o impacto de boas práticas de redução
de velocidade em cidades brasileiras e da América do Sul, o número de mortos e feridos, além de um levantamento sobre a percepção popular sobre sinistros de trânsito e velocidades regulamentadas.
O projeto Vias Seguras é fruto da articulação da UCB que, em 2021, foi contemplada para realização de projeto de segurança viária com o apoio da International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies – IFRCS, junto ao programa Global Road Safety Partnership – GRSP. A iniciativa conta com diversas ações e estratégicas que tem como objetivo desmistificar a readequação das velocidades dos automóveis nas vias brasileiras com base em estudos técnicos, além de uma proposta de alteração do artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atualmente, o Código permite velocidades de até 80 km/h em áreas urbanas, sendo que a alta velocidade é diretamente responsável pelas colisões e gravidade dos atropelamentos no país. A publicação mostra como esta realidade contribui para a perpetuação de um
cenário desolador para o Brasil, onde, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, os sinistros de trânsito matam 45 mil pessoas e deixam mais de 300 mil com lesões graves, anualmente.
No decorrer do ano de 2022, diversas ações foram realizadas como o lançamento do projeto, em Brasília, em duas ocasiões: no dia 03/05, na Câmara dos Deputados na Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; e no dia 04/05, na sede da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, órgão vinculado à ONU, em evento virtual com a participação de todas as pessoas que participaram do processo. Ainda em maio de 2022, um debate virtual intitulado “Ruas Vivas – Como popularizar a redução de velocidades nas cidades brasileiras?” reuniu diversas pessoas envolvidas no projeto.
Os dados presentes na publicação dão subsídios para o objetivo principal do projeto Vias Seguras: a readequação das velocidades nas vias urbanas para o melhor convívio de pedestres, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas. “Com a publicação do relatório de maneira oficial, com ISBN, revisão e diagramação, potencializamos as informações ali contidas. Da parte do Instituto Multiplicidade, faz parte dos nossos valores disponibilizar de forma gratuita todas as pesquisas que realizamos com nossas parcerias”, explica Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do Instituto.
Para Ana Carboni, Coordenadora do Projeto Vias Seguras, a divulgação do trabalho por meio de uma publicação estruturada “é um passo importante no compartilhamento e divulgação de dados sobre o impacto da alta velocidade nas vias e a percepção das pessoas sobre o tema”.
Informações
Autor | Instituto Multiplicidade Mobilidade e União de Ciclistas do Brasil (UCB) |
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Assunto | Pesquisa Readequação de Velocidades |
Download do Arquivo | Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no Brasil (20,68M) |