< Voltar à atuação

16 de junho de 2016

UCB participa do (re)lançamento da Frente Parlamente de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana

A UCB esteve presente, representada pela pessoa do associado Raul Aragão, no (re)lançamento da Frente Parlamente de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, no último dia 1/6, na Câmara dos Deputados.
 
A Frente existiu em 2015, mas não se reunia com frequência, e tem por objetivos:
 
_diagnosticar os gargalos de mobilidade dos municípios e identificar possíveis ações de infraestrutura; e
_acompanhar a tramitação de matérias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que priorizem investimentos de infraestrutura e mobilidade.

 
Nas palavras de Raul, “a solenidade foi aberta com um apanhado das realizações da Frente e do próprio deputado que a coordena, tendo como cerne as feitas no estado de São Paulo.
 
Com o foco definido, a estrutura viária, foi notável o enfoque dado pela Frente a ações que promovem o uso do carro, seja através da construção de passarelas, túneis, trevos ou da proposição de emendas de pavimentação de vias, além da liberação do custeio de pedágio para moradores de cidades.
 
A despeito deste cenário, existem possibilidades a serem trabalhadas. Propostas como a reativação de uma hidrovia também estão presentes na frente.
 
A segunda parte do evento foi marcada pela aparição de diversos políticos, com falas predominantemente políticas, as quais não dialogavam, via de regra, com o tema mobilidade urbana. Além disso, foram notáveis os posicionamentos a favor de deslocamentos sempre mais rápidos, que tornam o uso dos espaços públicos restritos a quem está num automóvel. A referência ao ditado “time is money” (tempo é dinheiro) e uma supervalorização dos políticos sobre os técnicos, que precisariam saber as demandas a partir dos políticos, também foram feitas durante a abertura da Frente.”
 
Ao final da reunião, Raul entregou o texto do PAC Mobilidade Ativa ao deputado. Leia o texto neste link: https://uniaodeciclistas.org.br/atuacao/pac-mobilidade-ativa/.
 
#paracegover
 
A imagem demonstra o deputado Marcio Alvino e do associado da UCB, Raul Aragão, com o documento produzido pela UCB e suas parceiras do PAC da Mobilidade Ativa.
IMG-20160615-WA0012