< Voltar à atuação

16 de maio de 2016

Cidade Estrutural, no Distrito Federal, ganha um novo BiciCentro

 bicicentrocomunitario1O Distrito Federal ganhou mais um BiciCentro, desta vez na Cidade Estrutural.

O projeto BiciCentro iniciou-se em Taguatinga, em fevereiro de 2015. O novo espaço está na Cidade Estrutural e fica a 30 km do Congresso Nacional, tem uma população de 39 mil habitantes da qual 40% utiliza a bicicleta em seus deslocamentos diários.

Os centros de cultura e referência da bicicleta são os espaços onde desenvolve-se atividades lúdicas que tenha capacidade de debater tangencialmente  temas como a mobilidade urbana, economia solidária, práticas autonomistas e direito à cidade, sempre com o foco na promoção do uso da bicicleta como meio de transporte.

Além de cumprir este papel de colocar em pauta temas cotidianos na vida das cidadãs e cidadãos, o BiciCentro oferece a possibilidade de ações colaborativas, um sistema de bicicletas comunitárias, brechóCleta (troca gratuita de peças), curso de mecânica de bicicletas, biblioteca, cinema, debates sobre mobilidade urbana, soluções criativas, inovação e tecnologias sustentáveis.

bicicentroestrutural1-624x230

O BiciCentro Estrutural é uma iniciativa da comunidade da Cidade Estrutural, através do Coletivo da Cidade, da Prefeitura Regional Comunitária, em parceria com o BiciCentro Comunitário MSV, Movimento Nossa Brasília, INESC, Rodas da Paz e o Governo de Brasília com o envolvimento de diversos órgãos e secretarias com o intuito de transformar o posto da PM que estava desativado em um novo espaço para as bicicletas na entrada da Cidade Estrutural.

A experiência exitosa será apresentada no Bicicultura, o maior evento nacional de promoção da cultura da bicicleta em todas as suas vertentes, que acontecerá em São Paulo, de 26 a 29 de maio.

Nas palavras de Zerbinato, um dos envolvidos com o projeto e associado da UCB, “o BiciCengro está agora buscando apoio financeiro para a consolidação de nossas atividades. Seguimos em frente, sempre pedalando!”

Saiba mais sobre o BiciCentro:

BiciCentro Comunitário Mercado Sul Vive

BiciCentro Estrutural

Uma matéria recente sobre a Cidade Estrutural