Em carta, prefeitáveis prometem reduzir velocidade para carros e criar ciclovia

NITERÓI – Os quatro candidatos a prefeito de Niterói se comprometeram a reduzir a velocidade máxima para veículos motorizados em algumas vias da cidade e construir uma ciclovia conectando Zona Sul, Centro e Zona Norte, pelas avenidas Marquês de Paraná e Jansen de Melo, além de criar o Conselho Municipal de Transportes e Mobilidade, dentre outras ações. Todas essas medidas constam em carta-compromisso, assinadas pelos prefeitáveis com um conjunto de propostas feitas por grupos de cicloativistas.

No documento assinado por Rodrigo Neves (PV), Felipe Peixoto (PSB), Flávio Serafini (PSOL) e Dani Bornia (PSTU), durante bicicletada realizada dia 11, as demandas dos usuários foram elencadas em dez propostas. Entre as reivindicações estão a destinação de orçamento específico e progressivo para a ciclomobilidade, a implantação de zonas com velocidade máxima de 30km/h, a instalação de rotatórias e de faixas de pedestres elevadas, a sinalização adequada em locais considerados perigosos para ciclistas e maior participação da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito.

Segundo contagens feitas no último mês pelo grupo Mobilidade Niterói, com o apoio do programa Niterói de Bicicleta, da prefeitura, na Avenida Ernani Amaral Peixoto, o número de pessoas utilizando bicicletas como meio de transporte aumentou 24% em um ano. De janeiro a agosto de 2015, a média do fluxo de ciclistas por hora na via era de 88, e, no mesmo período deste ano, foram contados 109.

BICICLETADA ENGAJADA

Na bicicletada promovida no domingo passado, ciclistas cobraram mais atenção das campanhas eleitoras em Niterói. O evento reuniu cerca de 200 pessoas na Praia de Icaraí. De lá, o grupo seguiu com os quatro candidatos pedalando até a Praça Araribóia, no Centro, onde as cartas-compromisso foram assinadas. Para Sérgio Franco, consultor do Mobilidade Niterói, o documento servirá como instrumento de cobrança.

— Eles leram as propostas e assinaram o compromisso na frente de cerca de 200 ciclistas, o que já é uma pequena vitória para nós. Eles ratificaram a bicicleta como importante para a mobilidade em Niterói. (A carta) Pode não ter um peso legal, mas tem um peso moral muito grande. Assim que sair o vencedor da eleição, vamos tentar marcar uma reunião para elencarmos as prioridades e cobrarmos um cronograma de execução — adianta.

A carta faz parte de uma ação da União de Ciclistas do Brasil (UCB) intitulada “Bicicleta nas eleições”, que visa a promover a bicicleta e outros meios alternativos de transporte. Em Niterói, o acordo foi capitaneado pelo Pedal Sonoro com o apoio dos grupos Mobilidade Niterói, Bike Anjo, Niterói Para Pessoas, e a Associação dos Docentes da UFF (Aduf), o Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (Ccob), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Observatório da Região Oceânica.

— É uma mobilização nacional, para apontar aos políticos novas formas que queremos de olhar a cidade — explica Luís Araújo, um dos ciclistas à frente do Pedal Sonoro.

Fonte: Jornal O GLOBO

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