Maceió participa de campanha nacional pela inclusão da bicicleta nas políticas públicas

A Ciclomobilidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de Maceió) realiza, no próximo dia 15 de setembro, uma intervenção na Câmara Municipal pela inclusão da bicicleta nas políticas públicas da cidade. Os ciclistas farão uma apresentação sobre o uso da bicicleta em Maceió, mostrando as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia, e convidam candidatos a vereador a assinarem uma carta de compromissos com a mobilidade por bicicleta na cidade.
A intervenção será realizada a partir das 9h30 na Câmara, na Praça Deodoro, Centro de Maceió. “Esperamos contar com a participação tanto dos vereadores e vereadoras que estão concorrendo à reeleição, quanto daqueles que pretendem entrar para a Câmara em 2017. Será um momento importante para todos os que estão em campanha mostrarem seus compromissos com a mobilidade em Maceió”, diz Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade.
A lista de candidatos que já assinaram a carta de compromissos em Maceió pode ser encontrada no site www.ciclomobilidade.org/bicicletanaseleicoes. Candidatos a prefeito e a vereador também podem baixar as cartas e entrar em contato com a Ciclomobilidade para entregá-las assinadas, independentemente da intervenção na Câmara.
A intervenção faz parte da campanha Bicicleta nas Eleições, uma campanha nacional que busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte. A campanha é organizada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil), com financiamento do Banco Itaú, e já conta com mais de 50 cidades participantes. Em Maceió, a Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió) foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.
Mapa cicloviário
Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade vem desenvolvendo ações para cobrar políticas públicas relacionadas à bicicleta em Maceió. No dia 29 de maio de 2016, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 Km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41Km. Veja o mapa aqui: http://www.ciclomobilidade.org/mapacicloviariomaceio
Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. Já a segunda contagem foi feita em junho, na Avenida Menino Marcelo (antiga Expressa), onde mais de 2.500 ciclistas transitam diariamente.
Fonte: Tribuna Hoje