< Voltar à agenda

Webinar Ruas Vivas 2024

Webinar Ruas Vivas 2024
maio
28
19:00
Youtube da UCB

Neste ano, a campanha Ruas Vivas traz como tema central: Existem cidades seguras no trânsito brasileiro? Apesar de sabermos esta resposta, se faz necessário reforçar as responsabilidades dos atores, em destaque do poder público que é o gestor do espaço público, dentre outros.

Diante desta séria problemática elaboramos este evento com as seguintes pessoas convidadas para tentarmos formular alterantivas:

Danielle Hoppe – ITDP Brasil – Atua há mais de 15 anos em planejamento urbano e mobilidade sustentável, com experiências no poder público, iniciativa privada e terceiro setor. É Mestre em Planejamento Urbano e graduada em Arquitetura e Urbanismo. Desde 2014 faz parte da equipe do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP Brasil. Hoje atua como gerente de mobilidade ativa, trabalhando para que a caminhada e a pedalada se tornem opções de deslocamento seguras nas cidades brasileiras.

Marcos Daniel – SEMOB Nacional / MCidades – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia, possui Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília, Especializações em Políticas de Infraestrutura e em Gestão de Políticas Públicas. Servidor Público Federal da carreira de Analista de Infraestrutura. Atualmente desempenha o papel de Diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, no Ministério das Cidades.

Ricardo Machado – Ciclocidade – Ricardo Machado, 42 anos, morador do bairro Morro Doce, periferia da zona noroeste da cidade de São Paulo/SP. Pedala diariamente desde fevereiro de 2017. Atual Diretor Geral da Ciclocidade (reeleito), Conselheiro Regional Sudeste da UCB, Cicloentregador autônomo, atuando de forma autônoma e idealizador do Giro Preto, uma iniciativa que aglutina pessoas negras na cidade de São Paulo para pedalar e ocupar a cidade, além de ser um ponto de apoio e trocas para pessoas negras menos experientes no pedalar urbano. Formado em Economia e pós-graduando em Mobilidade e Cidades Contemporâneas, tem participado de projetos, debates e reflexões sobre a mobilidade urbana, o direito à cidade e a precarização do trabalho, a partir de suas vivências e sempre com recorte racial e periférico.

Roberta Soares – Jornal do Commercio– Jornalista de mobilidade urbana do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e titular da Coluna Mobilidade do Jornal do Commercio, JCOnline e Portal NE10.Atua no SJCC desde 1994. Como jornalista, Roberta Soares passou pelas editorias de Política, Brasil e, por oito anos, também de Polícia, estimulando o jornalismo investigativo. Foi na cobertura da mobilidade urbana que se identificou como formadora de opinião. Na luta e conscientização da sociedade para criação de cidades mais humanas, pensadas e operacionalizadas para as pessoas, não apenas para os veículos motorizados.

Mediadora – Jaana Pinheiro – Mulher nordestina que encontrou uma comunidade por meio da bicicleta, seu transporte e também ativismo na Bike Anjo São Luís e Pedal das Minas e atualmente é Diretora Administrativa da União de Ciclistas do Brasil – UCB na gestão de 2024-2025. É Designer, Especialista em Gestão da Inovação Social pelo Amani Institute, atua como Coordenadora de Programas da Unidade de Criatividade, Inovação e Sustentabilidade na Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Projetos Especiais de São Luís e também empreende a Facilita Ação, onde, em parceria com a Pedal das Minas, articulou 6 projetos e campanhas de incidência política e de promoção da bicicleta a partir da perspectiva de gênero e antirracista. Venha discutir conosco e construir pontes de diálogos para incidirmos na mudança do trânsito nas cidades brasileiras.

Para assistir o webinar, acesse AQUI