< Voltar à atuação

10 de agosto de 2016

Bicicletas e a primeira infância

  • Artigo para a coluna “Unindo Ciclos” da UCB na Revista Bicicleta. Ver demais artigos aqui.
  • Edição: Nº 64 – Jul/2016
  • Autores: Ana Maria Destri, Luis Patricio, Silvia Ballan – Coordenadores de projetos de ciclomobilidade na infância e Associados da UCB

“Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da criança. Se queremos um cidadão, levamos os pequenos a viver a cidade”

Quer conhecer os benefícios da bicicleta na infância? Confira no texto escrito por ciclistas/professores/mãe/pai que pedalam diariamente cinco motivos que mostram por que é muito importante incluir a bicicleta na vida dos seus filhos o mais cedo possível!

Prática regular de atividade física
Alguns especialistas já consideram que a obesidade infantil atingiu índices de epidemia no Brasil. Atualmente, o excesso de peso em crianças e adolescentes causa mais morte que a desnutrição. O aumento da obesidade está diretamente relacionado ao declínio do uso da bicicleta de casa para escola. O hábito de pedalar como transporte vai além da brincadeira, representando uma fonte regular de atividade física.

Desenvolvimento da autonomia
Estudos mostram que crianças que se locomovem a pé ou de bicicleta, através de vivencias corporais, possibilitam conexões neurais, produzindo mapas mentais (GPS mental) precisos de sua cidade, proporcionando uma maior autonomia. Na Holanda, por exemplo, a porcentagem de crianças que pedala para escola é altíssimo. Segundo o UNICEF, as crianças do País são as mais felizes do mundo. Essa relação não é mera coincidência. Deslocar-se por conta própria contribui sobremaneira para a autonomia da criança. Crianças com a “perspectiva do para-brisa” não são capazes de representar as conexões das ruas em sua própria comunidade.

Sociabilização espontânea
Antigamente, a rua era o espaço social e espontâneo do brincar. Com o aumento da motorização e assustadoras taxas de fatalidade infantil, ela passou a ser hostil e território proibido. Apesar de reduzir as mortes, gerou o efeito colateral de privar nossas crianças do convívio social e promover o individualismo. Alem do próprio pedalar na rua ser uma atividade sociável, ele também permite e favorece outras interações no espaço público.

Fomento a mobilidade sustentável
Quanto mais você andar e estimular seus filhos a andarem, mais isso será algo comum e mais fácil será novas pessoas adotarem esse hábito.

Cidades para pessoas
Alguns países já perceberam que o ideal não é tirar todas as crianças das ruas, e sim criar ruas onde ela possam estar. Trânsito e criança não combinam. Isso é algo que as pessoas entendem intuitivamente. Colisões de carros matam crianças desproporcionalmente. Tráfego pesado também inibe a brincadeira de rua. E vizinhanças com oportunidades limitadas para andar e brincar fora exibem taxas mais altas de obesidade infantil, que pode levar a sérios problemas no futuro.

City Lab
Por tudo isso e muito mais, pedale como criança, sinta a cidade, pedale com seu filho e promova um estilo de vida saudável. Pedalar com seus filhos promove um estilo de vida saudável de forma espontânea que, inserido no dia a dia da criança, aumenta sua autoestima, autonomia e desenvolve um senso de pertencimento à própria cidade, despertando a responsabilidade social delas. E atenção! A bicicleta pode entrar na vida de uma criança bem antes dela começar a pedalar: cadeirinhas, trailers e slings.

Em casa usamos bicicleta como meio de transporte da família. Cauã e Iuri aprenderam a pedalar aos 3 anos, sem rodinhas, e usam bicicleta desde a pré-escola. Na verdade, o hábito da bicicleta surgiu antes, pois a esposa, Ronieli, ia grávida na garupa. Atualmente, os meninos pedalam juntos no trenzinho (bicicleta quádrupla), incentivam outras crianças a usar bicicleta e ainda atuam como agentes-mirins de trânsito, aplicando multas cidadãs aos infratores que bloqueiam o caminho. Confira o vídeo em https://goo.gl/8jZUTB

 

Clique aqui para baixar o artigo em PDF.