< Voltar à atuação

11 de dezembro de 2015

UCB estará no lançamento da campanha Bicicleta nos Planos acontecerá em Campo Grande – MS

Capturada_60 Jan. 03 15.31.33Campo Grande receberá gestores e técnicos públicos e representantes de movimentos e organizações ligados à promoção do uso da bicicleta enquanto modo de transporte no dia 15 de dezembro.

Na oportunidade, será lançada a campanha Bicicleta nos Planos, realizada pela rede Bike Anjo, a organização Transporte Ativo e a UCB – União de Ciclistas do Brasil e apoiada pelo ICS – Instituto Clima e Sociedade. A campanha integra o projeto com mesmo nome.

A partir das 19h, no Auditório da Casa de Ciência e Cultura- Universidade de Mato Grosso do Sul- Av. Costa e Silva, s/nº, em Campo Grande acontecerá o lançamento oficial da campanha, cujo objetivo é orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos para a INCLUSÃO DA BICICLETA, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através da sua inserção NOS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA.

Nas palavras de André Soares, um dos coordenadores do projeto, a campanha “contribui diretamente para a promoção da bicicleta e também para o fortalecimento da democracia, na medida em que instrumentaliza a população para participar do planejamento urbano”. Segundo ele, a escola destas 10 cidades levou em consideração a o porte das mesmas, a distribuição regional e a capacidade de articulação da sociedade civil local.

O evento de lançamento contará com a presença de representantes de movimentos e organizações da sociedade civil de 10 cidades do país (escolhidas para participarem do projeto), das organizações realizadoras e apoiadora, de outras instituições que trabalham com mobilidade urbana, bem como de gestores e técnicos locais e de outras cidades do Brasil.

Para além da campanha, o projeto contará com:

– consultoria às 10 cidades integrantes: Brasília – DF, Cachoeirinha – RS, Campo Grande – MS, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Maringá – PR, Poços de Caldas – MG, Recife – PE, Salvador – BA e Bragança Paulista – SP;

– plataforma aberta (www.bicicletanosplanos.org) com materiais destinados a subsidiar pessoas de outras cidades que tenham interesse em incluir a bicicleta nos respectivos Planos de Mobilidade;

– contador de apoios à campanha;

– biblioteca aberta com documentos, artigos, vídeos, livros e normativas que servirão para consultas públicas;

– duas oficinas com gestores e sociedade civil para discutir o tema central do projeto, sendo a primeira esta em Campo Grande e a segunda a ser realizada em 2016;

Para saber mais do lançamento, acesse https://www.facebook.com/events/1677809399133129/ ou pelo email bicicpmu@gmail.com.

Serviço:

Data: 15 de dezembro de 2015 – terça-feira

Horário: 19h às 21h

Local: Auditório da Casa de Ciência e Cultura- Universidade de Mato Grosso do Sul- Av. Costa e Silva, s/nº Campo Grande/MS

Entrada gratuita, com limite de presença.

12322474_534365306718022_8921050472677653722_o