< Voltar à atuação

24 de dezembro de 2015

Boas pedaladas nesse fim de ano e que venha 2016, ainda com mais bicicletas!

10850259_395694110585143_2407846993789500252_nCertamente, o ano de 2015 foi excitante para quem tem promovido, incentivado e trabalho a inclusão das bicicletas e dos ciclistas nos municípios do Brasil. Para nós da UCB – União de Ciclistas do Brasil não foi diferente!

De forma geral, 2015 foi o ano em que a voz de quem pedala ressonou mais forte, se compararmos aos anos anteriores. Sonar mais alto não quer dizer que antes ela não existia e não era escutada, mas, tão somente que ela, nesse ano, foi dita por mais gente e de forma mais grave. Mais aguda. Mais alta.

Esse ano marcou a UCB pelo seu amadurecimento institucional e também pela maior participação de suas associadas e associados nas discussões da instituição e, também, na tomada de decisão sobre ações, projetos e campanhas das quais realizamos ou fomos parceiros.

Por todo o 2015, a agenda da UCB ficou repleta de atividades realizadas em parceria e cooperação com as instituições locais que vêm provendo as bicicletas nos municípios do Brasil e outras tantas. Nossa rede cresceu mais do que em qualquer outro ano anterior. Hoje, fazem parte dela mais de 900 pessoas e quase 50 instituições ou movimentos sociais. No próximo ano, queremos ir além.

O ano de 2016 terá as eleições municipais e a UCB compreende que nesse momento a discussão política ecoa com mais força. Acreditamos que a política pública se faz cotidianamente, mas que há períodos nos quais a possibilidade de mudança é maior. Ou seja, para 2016, queremos incluir nas pautas das candidatas e candidatos às prefeituras a bicicleta como modo de transporte, como fizemos na campanha eleitoral de 2014. Queremos mostrar para elas e eles, candidatas (os), que esse instrumento (a bicicleta) é um dos que optamos para lutar pela busca do nosso direito à cidade. O direito às nossas cidades.

Para essa e todas as demais ações, projetos e campanhas da UCB, contamos com você! Caso queira se juntar a nós (é simples, rápido e gratuito), acesse: https://uniaodeciclistas.org.br/associe-se/.